Ela Se Garante oferece aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres com instrutora em jiu-jitsu
Atleta de jiu-jitsu Sophia Araújo Leite é a instrutora do projeto
A Secretaria da Mulher da Prefeitura de Penedo coloca em práticas conceitos como empoderamento e valorização do trabalho feminino, especialmente por meio do Programa Ela Se Garante.
As atividades da pasta criada no primeiro mandato do prefeito Ronaldo Lopes promovem cursos gratuitos profissionalizantes e iniciativas que resgatam a autoestima do público-alvo, entre outros trabalhos regulares.
A rotina de ações da pasta administrada por Mariana Barbosa inclui aulas gratuitas de defesa pessoal, agora sob os cuidados da atleta de jiu-jitsu Sophia Araújo Leite.
“O Ela Se Garante é um passo fundamental para o fortalecimento da segurança das mulheres na nossa cidade. São iniciativas como essa que promovem o empoderamento feminino, a autoconfiança e, principalmente, a capacidade real da mulher de se defender”, destaca a atleta do Centro de Treinamento Checkmat Progressive Jiu-Jitsu.
O contato direto com as alunas também incentiva a instrutora. “Vê-las mostrando o tamanho de sua força é uma experiência inspiradora e também mostra a importância de investirmos nesse tipo de ação porque a defesa pessoal transforma a maneira como cada mulher se posiciona no mundo. E estar à frente desse projeto, juntamente com o professor Fernando, é um privilégio por ajudar a se sentirem mais confiantes em uma sociedade que não dá essa confiança”, destaca Sophia, agradecendo a oportunidade aberta pela Semu Penedo.
A avaliação da atleta é confirmada pelo coordenador das aulas de defesa pessoal oferecidas pela Secretaria da Mulher. “Os benefícios da defesa pessoal são vários, podemos citar o aumento da confiança, melhoria da autoestima, desenvolvimento de habilidades físicas e motoras. A pessoa pode se reencontrar com o seu corpo”, diz Fernando Freitas de Souza.
“Inevitavelmente, a atividade física, a defesa pessoal, traz melhorias para a saúde mental, com a redução do estresse que a gente vive no dia a dia, com muitos afazeres. E aí quando você tira aquela horinha para participar, já ajuda bastante, inclusive a gente conversa no final da aula, fortalece o princípio da segurança psicológica. Tudo isso é benefício, sem falar na prevenção à violência. Com uma técnica de defesa pessoal bem aplicada, a mulher pode se defender em situações limites, como por exemplo uma tentativa de estupro”, explica o professor Fernando, parabenizando a Secretária Mariana Barbosa por ter incluído a defesa pessoal no Ela Se Garante.
“O nosso trabalho já conta com a dedicação de um profissional qualificado e agora temos também uma instrutora mulher, fortalecendo assim os vínculos com as nossas alunas, proporcionando um ambiente de acolhimento e confiança entre mulheres que têm uma nova turma de defesa pessoal aqui na Semu”, destaca Mariana Barbosa, frisando o apoio do prefeito Ronaldo Lopes para o desenvolvimento dos trabalhos da Secretaria Municipal da Mulher.
As aulas de defesa pessoal não têm custo para as participantes e acontecem às quartas-feiras, às 18 horas, na sede da Secretaria da Mulher, localizada na Avenida Getúlio Vargas, próxima do campo do Penedense, em frente ao supermercado O Barateiro.
Para mais informações e inscrições, basta procurar a Secretaria da Mulher ou entrar em contato pelo Instagram da Semu.
Últimas notícias
Inscrições para curso superior de Horticultura no Ifal Maragogi vão até 8 de fevereiro
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca e deixou cinco mortos em MG é preso
Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado dentro de barragem, em Arapiraca
Vereadores destacam potencial produtivo da Câmara de Maceió na Feira dos Municípios
Traipu destaca suas potencialidades na estreia na 13ª Feira de Municípios Alagoanos
Ao lado de JHC e Paulo Dantas, Lula entrega moradias e comemora marco do Minha Casa, Minha Vida
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
