Governador Paulo Dantas entrega trator para atender agricultores familiares em Pariconha
Maquinário e sementes de milho e feijão do Planta Alagoas vão beneficiar mais de 400 famílias de agricultores
O governador Paulo Dantas entregou o 10º trator a municípios alagoanos - desta vez, para a cidade de Pariconha. A ação fortalece a mecanização agrícola em Alagoas, promovendo acesso aos produtores rurais a maquinários que dão eficiência e facilidade à produção do campo. A entrega ocorreu na noite de terça-feira (28), no Palácio República dos Palmares.
O investimento, de R$ 233 mil, foi da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), e vai atender 400 famílias de agricultores direta e indiretamente. O governador pontuou que o veículo foi entregue próximo ao período de plantio, dando tempo de arar a terra para receber 6,5 toneladas de sementes de milho e feijão que também serão doadas pelo Governo do Estado através do programa Planta Alagoas. A entrega vai beneficiar agricultores familiares de Pariconha, entre eles indígenas.
"Esse conjunto de ações faz com que o estado cresça de forma exponencial na produção de grãos. A mecanização das atividades agrícolas representa um avanço significativo do setor. Com esses tratores que estamos entregando, os produtores têm um auxílio no preparo do solo e passam a ter condições mais favoráveis para ter eficiência, produzir mais e com menor custo”, explicou o governador.
A entrega contou com a presença do prefeito de Pariconha, Tony de Campinhos, e também do deputado estadual Inácio Loiola. O governador destacou que o trabalho conjunto com os municípios e a Assembleia Legislativa é essencial para que Alagoas continue avançando em todos os setores. “O prefeito Tony tem colaborado com ações por parte do município e o deputado Inácio também, criando as condições legais no legislativo. Esse trabalho em rede vai fazer com que o Alagoas continue despontando como o estado que mais gera emprego e oportunidade”, reforçou.
-7.jpg)
O prefeito de Pariconha agradeceu a entrega do trator, que vai beneficiar agricultores sertanejos que terão a oportunidade de melhorar a qualidade de vida com o uso do trator no plantio. “Essa máquina vai fortalecer a agricultura familiar do nosso município. O governador prometeu e cumpriu. Palavra dada e cumprida, mostrando o compromisso com o povo sertanejo. Muito obrigada ao governador!”, declarou o prefeito.
Avanço da produção agrícola
Com as políticas públicas de incentivo à produção agrícola, Alagoas tem alcançado resultados cada vez melhores. Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos no estado na safra 2024/2025 deve alcançar 201,3 mil toneladas, representando o maior crescimento entre os estados nordestinos. O número representa um avanço de 12,5% em relação à safra anterior e está acima da projeção brasileira, estimada em 10,9%.
Com a distribuição de sementes do Planta Alagoas 2025, a estimativa é de colher 68,6 mil toneladas de grãos de milho e feijão. Em Pariconha, além da entrega do trator, ainda serão doadas 2 toneladas de feijão e 4,5 toneladas de milho para mais de 400 beneficiários.
“Essas entregas acontecem no tempo certo. A chuva daqui a pouco está chegando e a terra já vai estar arada para receber as sementes do Planta Alagoas. É mais uma ação do governo Paulo Dantas que fortalece o plantio no campo e gera renda para as famílias”, declarou a secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.
O deputado Inácio Loiola pontuou que Alagoas tem estado no caminho certo do desenvolvimento, sendo referência não só para o Nordeste, mas para todo o Brasil. “Quero reconhecer o trabalho do governador Paulo, da secretária Aline e do prefeito Tony. Essa parceria com dos governos municipal e estadual é um fortalecimento para Pariconha”, declarou.
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
