Miss São Paulo processa a Meta e a acusa de manter comentários racistas no Instagram
Juiz determinou a exclusão imediata de quatro posts ofensivos e também ordenou que a empresa fornecesse os dados de 93 usuários envolvidos
A modelo Milla Vieira, vencedora do Miss São Paulo 2024, abriu um processo contra a Meta, empresa responsável pelo Instagram, após ser alvo de uma série de comentários racistas nas redes sociais logo depois de conquistar o título.
A reportagem teve acesso ao processo, que tramita em tutela de urgência na 2ª Vara Cível do Foro Regional do Tatuapé, em São Paulo. O caso é conduzido pelo juiz Antonio Manssur Filho, que determinou a exclusão imediata de quatro publicações ofensivas e também ordenou que a Meta fornecesse os dados de 93 usuários envolvidos nos ataques.
A decisão judicial estabeleceu uma multa de R$ 50 mil caso não fosse cumprido. O objetivo foi identificar, via endereços de IP, os responsáveis pelos comentários racistas e permitir que eles respondam criminalmente pelos atos. A medida foi tomada no fim de 2023, mas as consequências do caso ainda reverberam.
Na resposta enviada ao Tribunal de Justiça de São Paulo, a Meta alegou que sete das contas citadas já não existem -provavelmente desativadas ou deletadas pelos próprios usuários, e que outras 11 demandam "informações adicionais" para serem localizadas.
Apesar da decisão favorável, a defesa de Milla, representada pelo advogado Eduardo Barbosa, apontou que uma das publicações racistas ainda permanece ativa. No fim de fevereiro de 2025, ele pediu a aplicação da multa estipulada pela Justiça por descumprimento da ordem.
Paralelamente à ação civil, a esfera criminal também se movimenta. Um dos homens acusados de injúria racial por ter chamado a modelo de "Miss Cracolândia" foi identificado pela Polícia Civil e prestou depoimento na Delegacia Seccional de Avaré, interior paulista.
Procurada pela reportagem, a Meta respondeu que não vai se manifestar sobre o caso.
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo inicia projeto Cultura Presente na Praça na próxima sexta-feira, 22
Prefeitura de Penedo chega a final nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2026
Marcelo Beltrão destaca fortalecimento dos municípios durante a XXVII Marcha em Brasília
Trabalho de Rafael Brito garante reajuste automático do piso do magistério para todos os professores
Projeto de Cabo Bebeto aprovado na ALE obriga escolas a comunicar pais sobre atividades de gênero
Semarh divulga previsão do tempo para esta quarta-feira (20) em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
