Eleição do novo Papa alimenta teoria da conspiração sobre fim do mundo
Conexão apontada refere-se à descrição da besta com 'boca de leão'
A eleição do novo Papa, que adotou o nome Leão XIV, gerou debates nas redes sociais, com internautas fazendo associações entre sua escolha e o capítulo 13 do livro de Apocalipse, na Bíblia.
O capítulo, escrito por João no século 1, descreve duas bestas, uma representando o poder político e outra, o religioso.
A conexão apontada refere-se à descrição da besta com "boca de leão", em alusão ao nome escolhido pelo novo Papa, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost.
Além disso, o número 14, adotado pelo Papa, também foi relacionado à sequência do capítulo 13, frequentemente associado ao Anticristo e ao fim dos tempos.
Internautas destacaram que o Papa é dos Estados Unidos, considerado o maior poder político atual, o que intensificou as comparações com o Apocalipse, que menciona a união das duas bestas como um prelúdio ao apocalipse.
O capítulo 13 também descreve a besta do mar, que teria sete cabeças e dez chifres, além do famoso número 666, frequentemente associado ao Anticristo.
Desde a Reforma Protestante, associações entre Papas e a figura apocalíptica têm sido comuns. O capítulo 17 do Apocalipse foi outro ponto levantado, mencionando a besta como o "oitavo rei".
Com Leão XIV sendo o oitavo Papa eleito desde a criação do Estado do Vaticano em 1929, alguns enxergaram paralelos com a profecia.
Especialistas, no entanto, argumentam que os textos do Apocalipse podem ser interpretados de várias formas e que a figura do oitavo rei seria uma crítica ao imperador romano Nero, à época em que o livro foi escrito.
Apesar das especulações, a eleição de Leão XIV segue sendo vista principalmente como um marco de renovação para a Igreja Católica.
Últimas notícias
PM apreende arma falsa e mais de 400 pinos de cocaína descartados por suspeitos em Arapiraca
Padrasto agride enteado após chegar bêbado em casa; criança sofreu ferimento no olho
Motociclista é preso após furar bloqueio, bater em viatura e desacatar PMs em Maceió
Mãe de mulher que matou médico em Arapiraca defende ex-genro: ‘quem morreu foi um inocente’
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
