Arapiraca garante acesso gratuito a absorventes por meio de farmácias credenciadas
Município possui 18 estabelecimentos cadastrados em programa de proteção e promoção de saúde menstrual
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, segue empenhada em promover a equidade, proteção e a dignidade das mulheres que utilizam as redes de apoio municipais, seja em saúde ou segurança. Um grande avanço, neste sentido, é a adesão do município ao Programa Dignidade Menstrual, iniciativa do Governo Federal que garante acesso gratuito a absorventes.
Ao todo, são 18 farmácias do município que estão credenciadas através do Programa Farmácia Popular do Brasil, oferecendo de forma acessível a retirada deste produto essencial à saúde das pessoas que menstruam. Os estabelecimentos podem ser facilmente identificados pelo selo do programa fixado na entrada ou balcão.
Para ter acesso aos absorventes gratuitos, é necessário apresentar documento de identificação com número do CPF e autorização emitida pela plataforma Meu SUS Digital, válida por até 180 dias. Os critérios necessários para obter a autorização são: ter entre 10 e 49 anos, estar inscrito no CadÚnico e ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa ou R$ 706 para estudantes da rede pública. Cada pessoa tem direito a até 40 absorventes, mas é válido ressaltar que eles não podem ser retirados de uma única vez.
A secretária interina de Políticas Públicas para a Mulher, Paula Tainá, destaca a importância de combater a pobreza menstrual para garantir a dignidade e autoestima de todas as pessoas que menstruam. “A dignidade menstrual é questão de saúde pública, cidadania e justiça social. Essa iniciativa é parte de um esforço da gestão municipal para que ninguém tenha sua rotina, seja ela profissional, escolar ou pessoal, comprometida pela falta de acesso a itens básicos de higiene”, afirma.
No Brasil, garantir o acesso a estes e outros cuidados básicos de saúde menstrual é lei desde 2023, quando foi criado o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. O objetivo é garantir suporte a mulheres e pessoas que menstruam, com atenção especial para aquelas que se encontram em vulnerabilidade social.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
