Arapiraca garante acesso gratuito a absorventes por meio de farmácias credenciadas
Município possui 18 estabelecimentos cadastrados em programa de proteção e promoção de saúde menstrual

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, segue empenhada em promover a equidade, proteção e a dignidade das mulheres que utilizam as redes de apoio municipais, seja em saúde ou segurança. Um grande avanço, neste sentido, é a adesão do município ao Programa Dignidade Menstrual, iniciativa do Governo Federal que garante acesso gratuito a absorventes.
Ao todo, são 18 farmácias do município que estão credenciadas através do Programa Farmácia Popular do Brasil, oferecendo de forma acessível a retirada deste produto essencial à saúde das pessoas que menstruam. Os estabelecimentos podem ser facilmente identificados pelo selo do programa fixado na entrada ou balcão.
Para ter acesso aos absorventes gratuitos, é necessário apresentar documento de identificação com número do CPF e autorização emitida pela plataforma Meu SUS Digital, válida por até 180 dias. Os critérios necessários para obter a autorização são: ter entre 10 e 49 anos, estar inscrito no CadÚnico e ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa ou R$ 706 para estudantes da rede pública. Cada pessoa tem direito a até 40 absorventes, mas é válido ressaltar que eles não podem ser retirados de uma única vez.
A secretária interina de Políticas Públicas para a Mulher, Paula Tainá, destaca a importância de combater a pobreza menstrual para garantir a dignidade e autoestima de todas as pessoas que menstruam. “A dignidade menstrual é questão de saúde pública, cidadania e justiça social. Essa iniciativa é parte de um esforço da gestão municipal para que ninguém tenha sua rotina, seja ela profissional, escolar ou pessoal, comprometida pela falta de acesso a itens básicos de higiene”, afirma.
No Brasil, garantir o acesso a estes e outros cuidados básicos de saúde menstrual é lei desde 2023, quando foi criado o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. O objetivo é garantir suporte a mulheres e pessoas que menstruam, com atenção especial para aquelas que se encontram em vulnerabilidade social.
Últimas notícias

Festival de Inverno encerra programação nesta quarta (20) com grandes shows no aniversário de Palmeira

Palmeira dos Índios celebrou 136 anos com tradicional Desfile Cívico nesta quarta-feira (20)

Após deputado alagoano Alfredo Gaspar ser confirmado relator da CPMI, Lula se reúne com Hugo Motta

Guardiões do Velho Chico: combate à pesca predatória protege vida e sustento no São Francisco

Fabio Costa é escolhido para CPMI do INSS e promete apuração rigorosa dos bilhões desviados

Prefeitura de Rio Largo assina adesão ao Selo UNICEF 2025–2028
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
