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Arapiraca recebe Prêmio de reconhecimento de Prefeito Inovador durante Fórum da Rede de Cidades Digitais*

O projeto Arapiraca digital baseia-se nos principais pilares conceituais de uma Cidade Inteligente

Por 7segundos com assessoria 29/05/2025 20h08
Arapiraca recebe Prêmio de reconhecimento de Prefeito Inovador durante Fórum da Rede de Cidades Digitais*
O projeto Arapiraca digital baseia-se nos principais pilares conceituais de uma Cidade Inteligente - Foto: Ascom

Nesta quinta-feira (29), o município arapiraquense foi contemplado com o Prêmio Prefeito Inovador, durante o “Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes”, realizado no auditório do Maceió Mar Hotel, na capital alagoana.

Representando o prefeito Luciano Barbosa, a secretária Municipal de Governo, Rosa Lira, foi uma das palestrantes do evento e celebrou mais esse importante marco para a cidade de Arapiraca.

“Receber um prêmio tão importante como este, em meio a tantas pessoas competentes como os que aqui estão, é sem dúvidas uma honra enorme. Arapiraca é uma cidade que pulsa o desenvolvimento e que vem se destacando ao longo de todos esses anos por sua forma dinâmica de crescer em todas as vertentes. O prefeito Luciano Barbosa é um visionário e é uma honra poder representá-lo neste evento de hoje”, destacou a secretária Rosa Lira.

O projeto Arapiraca digital baseia-se nos principais pilares conceituais de uma Cidade Inteligente, voltada, ao bem-estar e ao desenvolvimento sustentável, atuando em diversas frentes de serviços a fim de proporcionar uma estrutura aos cidadãos de forma que ele tenha uma experiencia que otimize seu tempo e acesso ágil ao serviços públicos.

Capitaneada pelo secretário Municipal de Gestão Pública, Yale Fernandes, e o Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo) da Prefeitura de Arapiraca, o programa Arapiraca Digital tem conseguido realizar a transformação digital com impacto real na vida das pessoas.

A seguir, algumas das principais iniciativas:

Os serviços online com destaque para o Alvará de Localização e Funcionamento; o Licenciamento Urbanístico e Ambiental Digital – processos 100% digitais, inclusive com assinatura digital própria, Gov Arapiraca. Mais de 180 serviços online disponíveis no portal da prefeitura, incluindo emissão de documentos e acompanhamento de consultas:

– Mais de 38 mil usuários cadastrados na plataforma digital;– Planos para ampliar a oferta de serviços digitais, fortalecendo o vínculo entre gestão pública e cidadãos.

O Saúde Digital, onde foram investidos mais de R$ 2 milhões na modernização da Atenção Primária à Saúde, implementando:

– Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em 100% das Unidades Básicas de Saúde (UBS), aumentando a produção de registros de 25 mil (2022) para mais de 40 mil (2023);– Sistema Hórus para gestão online de medicamentos do SUS;– Programa Telessaúde, capacitando profissionais e melhorando o atendimento;– Aquisição de mais de 1.800 equipamentos (computadores, tablets, impressoras) com recursos próprios. Essas ações visam agilizar o atendimento e melhorar a qualidade dos serviços de saúde.

O Planetário Municipal e Casa da Ciência recebeu um upgrade tecnológico, melhorias que proporcionam experiências imersivas e interativas, comparáveis às melhores instalações do mundo.

A antiga estação ferroviária será transformada na Estação Digital, um espaço dedicado à tecnologia, inovação e economia criativa, com foco na inclusão digital e preservação da memória histórica da cidade.

Parcerias com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e outras instituições resultaram na criação de:

– Espaço 4.0: equipado com computadores, impressoras 3D e drones para capacitação em tecnologia digital;– Observatórios da Indústria e do Emprego: em colaboração com FIEA, UFAL, UNEAL e Sebrae/AL, visando mapear setores estratégicos e promover o desenvolvimento econômico.

A plataforma Arapiraca MapWorks que já está em fase conclusiva será um instrumento amplamente utilizado. Com dados oficiais do município de Arapiraca, será uma ferramenta de consulta para estudantes, empreendedores, turistas e população em geral. Esta plataforma permitira o acesso e análise de dados e já conta com IA, podendo fazer análises preditivas, mostrar tendências. Teremos dados pra tomada de decisões mais assertivas. Um dos serviços proporcionado pela aba de mobilidade nos mostra o tráfego em tempo real, inclusive por bairro.

Logo mais teremos a disposição a CIDA – Central Integrada De Atendimento (CIDA-dão). É um canal humanizado de atendimento via WhatsApp, oferecendo serviços e suporte direto à população de forma prática e acessível.

O Cuida Arapiraca, canal de comunicação que estimula a gestão colaborativa focada na melhoria contínua dos serviços públicos. Neste a participação cidadã ocorrera no reporte de problemas e demandas da cidade, Resolver os problemas urbanos de forma mais eficiente

o Contrata Brasil, Programa de fomento à contratação local, promovendo oportunidades para os Microempreendedores Individuais (MEIs) da região, com o objetivo de agilizar a prestação de serviços em parceria direta com o município, fortalecendo a economia local e a geração de renda.

Muitas transformações estão por vir, tanto o site institucional como o Integra Arapiraca que é o portal unificado de atendimento online: “A Prefeitura na sua casa”, permitira que os cidadãos acessem serviços públicos de forma rápida, eficiente e segura, sem sair de casa.

Todas essas iniciativas fazem parte do Projeto Arapiraca Cidade Inteligente, com uso de tecnologias que buscam o desenvolvimento e a qualidade de vida dos arapiraquenses, por meio de políticas públicas mais eficientes e participação cidadã.

Temos clareza de onde queremos chegar: onde a tecnologia serve à vida, e o ser humano é o nosso propósito.