Hemoal lança Projeto Banco da Esperança nesta terça, em Arapiraca
Iniciativa visa manter estabilizado o estoque de hemocomponentes para atender as transfusões
Conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. Com este objetivo o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) lança, nesta terça-feira (03), a partir das 08h00, no Centro Administrativo Municipal de Arapiraca, o Projeto Banco da Esperança.
A iniciativa, idealizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hemoal Arapiraca, visa manter estabilizado o estoque de hemocomponentes para atender as transfusões. Paralelamente, o Banco da Esperança também tem o propósito de aumentar o número de cadastrados para transplante de medula óssea.
"Paralelamente, o Banco da Esperança também irá divulgar os serviços hematológicos que o Hemoal oferece ao povo arapiraquense e aos moradores dos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Para isso, nossos técnicos do NEP desenvolveram este projeto para atingirmos os profissionais de saúde e a população, esclarecendo dúvidas e sensibilizando sobre a nossa causa", ressalta a gerente do Hemoal Arapiraca, Amilka Couto.

Para o lançamento do Projeto Banco da Esperança, o Hemoal conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Arapiraca.
"Queremos agradecer a gestão municipal de saúde de Arapiraca, por meio da secretária municipal de Saúde, Rafaella Albuquerque, e toda a sua equipe, por ter abraçado o nosso projeto, entendendo a importância da doação de sangue e medula óssea", frisa a gerente do Hemoal Arapiraca.
Porque Banco da Esperança?
Historicamente os hemocentros de todo o mundo são chamados popularmente de bancos de sangue, por armazenarem hemocomponentes coletados dos voluntários. E como cada bolsa de sangue representa a esperança para salvar a vida de um paciente que precisa de transfusão, a iniciativa foi denominada de Banco da Esperança.
O enfermeiro James Dias, que atua no NEP do Hemoal Arapiraca, diz que além de prestar orientação para a população, o Banco da Esperança também irá atuar na conscientização dos profissionais de saúde.
"No caso dos profissionais de saúde, vamos realizar um trabalho de conscientização com os profissionais que atuam nas UBSs [Unidades Básicas de Saúde] de Arapiraca. Com isso, iremos fazer com que os profissionais da Atenção Primária também conheçam todo o processo de doação", explica.
Últimas notícias
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada para a Série Ouro
Justiça revoga obrigação de advogado se apresentar à Rotam em dias de jogos do CSA
Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026
Idoso desaparece no Santos Dumont e família pede ajuda para encontrá-lo
Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas de emprego: confira as oportunidades
Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
