Hemoal lança Projeto Banco da Esperança nesta terça, em Arapiraca
Iniciativa visa manter estabilizado o estoque de hemocomponentes para atender as transfusões

Conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. Com este objetivo o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) lança, nesta terça-feira (03), a partir das 08h00, no Centro Administrativo Municipal de Arapiraca, o Projeto Banco da Esperança.
A iniciativa, idealizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hemoal Arapiraca, visa manter estabilizado o estoque de hemocomponentes para atender as transfusões. Paralelamente, o Banco da Esperança também tem o propósito de aumentar o número de cadastrados para transplante de medula óssea.
"Paralelamente, o Banco da Esperança também irá divulgar os serviços hematológicos que o Hemoal oferece ao povo arapiraquense e aos moradores dos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Para isso, nossos técnicos do NEP desenvolveram este projeto para atingirmos os profissionais de saúde e a população, esclarecendo dúvidas e sensibilizando sobre a nossa causa", ressalta a gerente do Hemoal Arapiraca, Amilka Couto.

Para o lançamento do Projeto Banco da Esperança, o Hemoal conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Arapiraca.
"Queremos agradecer a gestão municipal de saúde de Arapiraca, por meio da secretária municipal de Saúde, Rafaella Albuquerque, e toda a sua equipe, por ter abraçado o nosso projeto, entendendo a importância da doação de sangue e medula óssea", frisa a gerente do Hemoal Arapiraca.
Porque Banco da Esperança?
Historicamente os hemocentros de todo o mundo são chamados popularmente de bancos de sangue, por armazenarem hemocomponentes coletados dos voluntários. E como cada bolsa de sangue representa a esperança para salvar a vida de um paciente que precisa de transfusão, a iniciativa foi denominada de Banco da Esperança.
O enfermeiro James Dias, que atua no NEP do Hemoal Arapiraca, diz que além de prestar orientação para a população, o Banco da Esperança também irá atuar na conscientização dos profissionais de saúde.
"No caso dos profissionais de saúde, vamos realizar um trabalho de conscientização com os profissionais que atuam nas UBSs [Unidades Básicas de Saúde] de Arapiraca. Com isso, iremos fazer com que os profissionais da Atenção Primária também conheçam todo o processo de doação", explica.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
