Hemoal promove coletas externas de sangue em Arapiraca e Coruripe nesta quinta (12)
Ações ocorrem simultâneamente e têm como objetivo facilitar o acesso dos candidatos à doação sanguínea
Equipes volantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promovem, nesta quinta-feira (12), duas coletas externas de sangue. Em Arapiraca, a ação vai ocorrer na Pestalozzi, situada no bairro Itapoá, das 8h às 16h; já em Coruripe, será na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), no bairro Tércio Wanderley, das 9h às 16h.
Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário seguir pré-requisitos estabelecidos em portaria emitida pelo Ministério da Saúde (MS), com base em critérios técnicos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Por esta razão, antes de realizar a doação voluntária de sangue, o candidato passa por uma triagem hematológica, onde é verificado se há ou não aptidão", frisa a diretora do Hemoal, médica hematologista Verônica Guedes.
Entre os pré-requisitos estabelecidos para doar sangue estão ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. No caso dos voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada permanentemente. Com relação aos voluntários que irão repetir o procedimento, as mulheres devem ter doado pela última vez há no mínimo de três meses e os homens há dois meses.
Mais exigências
Quanto aos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios. Vale ressaltar que os documentos devem ser originais e oficiais, sendo obrigatório que tenham foto, como a Carteira de Identidade e a Carteira de Habilitação.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos, bem como, devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. Já os voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir do dia em que o procedimento foi realizado.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
