Hemoal promove coletas externas de sangue em Arapiraca e Coruripe nesta quinta (12)
Ações ocorrem simultâneamente e têm como objetivo facilitar o acesso dos candidatos à doação sanguínea

Equipes volantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promovem, nesta quinta-feira (12), duas coletas externas de sangue. Em Arapiraca, a ação vai ocorrer na Pestalozzi, situada no bairro Itapoá, das 8h às 16h; já em Coruripe, será na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), no bairro Tércio Wanderley, das 9h às 16h.
Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário seguir pré-requisitos estabelecidos em portaria emitida pelo Ministério da Saúde (MS), com base em critérios técnicos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Por esta razão, antes de realizar a doação voluntária de sangue, o candidato passa por uma triagem hematológica, onde é verificado se há ou não aptidão", frisa a diretora do Hemoal, médica hematologista Verônica Guedes.
Entre os pré-requisitos estabelecidos para doar sangue estão ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. No caso dos voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada permanentemente. Com relação aos voluntários que irão repetir o procedimento, as mulheres devem ter doado pela última vez há no mínimo de três meses e os homens há dois meses.
Mais exigências
Quanto aos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios. Vale ressaltar que os documentos devem ser originais e oficiais, sendo obrigatório que tenham foto, como a Carteira de Identidade e a Carteira de Habilitação.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos, bem como, devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. Já os voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir do dia em que o procedimento foi realizado.
Últimas notícias
Operação para retirar ônibus na Serra da Barriga é suspensa mais uma vez

Kirchner agradece visita de Lula: ‘Mais que um gesto pessoal, um ato político de solidariedade’

Programa defendido por Daniel Barbosa vai garantir livro didático para 47 milhões de estudantes da rede pública

Secretário Marcos Beltrão lidera reunião para construção do novo PPA de Coruripe

Corpo é encontrado em área de difícil acesso no Rio Paraíba, em Cajueiro

Acusado de latrocínio de instrutor de dança é condenado a mais de 22 anos de prisão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
