Padre afastado após denúncia de crime sexual em Penedo já respondia a inquérito por ameaça, diz delegado
Paroquiano de 35 anos prestou queixa à polícia ao se sentir ameaçado pelo padre após discussão em rede social
O delegado Rômulo Andrade, titular da Delegacia Regional de Penedo, informou nesta terça-feira (17) que o padre Vanderley da Silva Costa, afastado de suas funções como religioso após ser investigado por crime sexual, já responde a outro inquérito em que é acusado de ameaça.
Segundo o delegado, o boletim de ocorrência referente a este caso foi registrado pela vítima na última quarta-feira, (11), um dia antes da data em que teria ocorrido a suposta tentativa de abuso sexual.
De acordo com informações obtidas pelo Aqui Acontece, a vítima da ameaça é um homem de 35 anos, que afirmou ser fiel da igreja católica, ministro da eucaristia e coordenador da pastoral do canto da paróquia onde o padre Vanderley atua, na comunidade da Vila Matias, em Penedo.
No depoimento que prestou à polícia, a vítima relatou que, apesar de saber que o padre costumava ter conflitos com outros fiéis, nunca havia tido problemas pessoais com ele, no entanto, na semana anterior ao registro da ocorrência, publicou em grupos da paróquia uma frase atribuída ao Papa Leão: “O mundo precisa de sacerdotes santos, não de gerentes. A formação deve visar a santidade, não apenas a competência”.
A publicação teria causado desconforto ao padre, que reagiu de forma agressiva nos grupos e em mensagens privadas, segundo o depoente. O fiel contou ainda que, após se recusar a apagar a publicação e sair dos grupos, recebeu uma ligação de padre Vanderley, que o desafiou a repetir as palavras “na sua frente, se fosse homem”.
Diante da situação e temendo por sua segurança e por que o religioso possui porte de arma de fogo, ele decidiu formalizar a denúncia.
O depoente também afirmou que outras pessoas da comunidade já teriam sido ameaçadas pelo padre, mas que não prestaram queixa por medo de represálias.
Abuso sexual
A Delegacia Regional de Penedo segue investigando os dois casos envolvendo o padre Vanderley da Silva Costa. O religioso, que foi afastado de suas atribuições pelo bispo Dom Valdemir Ferreira, ainda não se pronunciou publicamente sobre as acusações.
Últimas notícias
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Pai é preso após agredir filha com pedaço de madeira no Benedito Bentes
Execução e cárcere privado: casal é atacado por facção rival no Jacintinho
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
