Inverno começa e previsão para Alagoas é de chuvas acima do normal
A estação tem início nesta sexta-feira (20)
O inverno tem início nesta sexta-feira (20) em Alagoas, às 23h42, e deverá se estender até às 15h50 do dia 22 de setembro. De acordo com especialistas, o período será marcado por um volume de chuvas superior à média histórica, especialmente até a primeira quinzena de agosto, com destaque para o litoral. No Sertão, as temperaturas tendem a cair.
Segundo Vinícius Pinho, superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), o estado apresenta características climáticas distintas de outras regiões do Brasil, não se enquadrando nas quatro estações do ano de forma tradicional.
Pinho explica que o inverno alagoano pode ser dividido em duas fases. A primeira, ainda inserida no período chuvoso, é caracterizada por temperaturas amenas e maior ocorrência de precipitações. No Alto Sertão, por exemplo, as mínimas variam entre 17ºC e 18ºC. Já em Maceió e no litoral, as máximas raramente passam dos 30ºC nos meses de junho e julho, que costumam ser os mais úmidos do ano.
A segunda metade da estação, por sua vez, marca a transição para a temporada seca. As chuvas tendem a diminuir gradualmente, enquanto os termômetros voltam a subir. Nessa fase, há também mudanças nos ventos predominantes, que passam a soprar do Sudeste e Leste, reduzindo a umidade e tornando o clima mais seco.
A expectativa para este ano, segundo Pinho, é de um inverno mais chuvoso, principalmente nos meses de julho e início de agosto. “Esse cenário, aliado ao padrão das chuvas e à influência de sistemas meteorológicos, pode provocar instabilidades”, alertou.
Fernanda Liz, responsável pelo banco de dados da Semarh, reforça que é comum, nesse período, o surgimento de nevoeiros em áreas do interior do estado, especialmente nas primeiras horas do dia.
Chuvas já provocam transtornos em Maceió e no interior
Nos últimos dois dias, Maceió enfrentou temporais intensos que desalojaram cerca de 30 pessoas, de acordo com a Defesa Civil do município. A maioria das vítimas foi acolhida por familiares, e até o fechamento da última atualização, não havia registro de desabrigados.
Os dados oficiais indicam que choveu 266 milímetros apenas nesta semana, o que corresponde a 82% da média prevista para todo o mês de junho — estimada em 323 mm. Somente na quinta-feira (19), foram registrados 48 mm de precipitação em 24 horas.
Últimas notícias
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto reduz abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Paulo Dantas nega candidatura em 2026 durante inauguração de obras em União dos Palmares
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
