Inverno começa e previsão para Alagoas é de chuvas acima do normal
A estação tem início nesta sexta-feira (20)
O inverno tem início nesta sexta-feira (20) em Alagoas, às 23h42, e deverá se estender até às 15h50 do dia 22 de setembro. De acordo com especialistas, o período será marcado por um volume de chuvas superior à média histórica, especialmente até a primeira quinzena de agosto, com destaque para o litoral. No Sertão, as temperaturas tendem a cair.
Segundo Vinícius Pinho, superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), o estado apresenta características climáticas distintas de outras regiões do Brasil, não se enquadrando nas quatro estações do ano de forma tradicional.
Pinho explica que o inverno alagoano pode ser dividido em duas fases. A primeira, ainda inserida no período chuvoso, é caracterizada por temperaturas amenas e maior ocorrência de precipitações. No Alto Sertão, por exemplo, as mínimas variam entre 17ºC e 18ºC. Já em Maceió e no litoral, as máximas raramente passam dos 30ºC nos meses de junho e julho, que costumam ser os mais úmidos do ano.
A segunda metade da estação, por sua vez, marca a transição para a temporada seca. As chuvas tendem a diminuir gradualmente, enquanto os termômetros voltam a subir. Nessa fase, há também mudanças nos ventos predominantes, que passam a soprar do Sudeste e Leste, reduzindo a umidade e tornando o clima mais seco.
A expectativa para este ano, segundo Pinho, é de um inverno mais chuvoso, principalmente nos meses de julho e início de agosto. “Esse cenário, aliado ao padrão das chuvas e à influência de sistemas meteorológicos, pode provocar instabilidades”, alertou.
Fernanda Liz, responsável pelo banco de dados da Semarh, reforça que é comum, nesse período, o surgimento de nevoeiros em áreas do interior do estado, especialmente nas primeiras horas do dia.
Chuvas já provocam transtornos em Maceió e no interior
Nos últimos dois dias, Maceió enfrentou temporais intensos que desalojaram cerca de 30 pessoas, de acordo com a Defesa Civil do município. A maioria das vítimas foi acolhida por familiares, e até o fechamento da última atualização, não havia registro de desabrigados.
Os dados oficiais indicam que choveu 266 milímetros apenas nesta semana, o que corresponde a 82% da média prevista para todo o mês de junho — estimada em 323 mm. Somente na quinta-feira (19), foram registrados 48 mm de precipitação em 24 horas.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
