Inverno começa e previsão para Alagoas é de chuvas acima do normal
A estação tem início nesta sexta-feira (20)

O inverno tem início nesta sexta-feira (20) em Alagoas, às 23h42, e deverá se estender até às 15h50 do dia 22 de setembro. De acordo com especialistas, o período será marcado por um volume de chuvas superior à média histórica, especialmente até a primeira quinzena de agosto, com destaque para o litoral. No Sertão, as temperaturas tendem a cair.
Segundo Vinícius Pinho, superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), o estado apresenta características climáticas distintas de outras regiões do Brasil, não se enquadrando nas quatro estações do ano de forma tradicional.
Pinho explica que o inverno alagoano pode ser dividido em duas fases. A primeira, ainda inserida no período chuvoso, é caracterizada por temperaturas amenas e maior ocorrência de precipitações. No Alto Sertão, por exemplo, as mínimas variam entre 17ºC e 18ºC. Já em Maceió e no litoral, as máximas raramente passam dos 30ºC nos meses de junho e julho, que costumam ser os mais úmidos do ano.
A segunda metade da estação, por sua vez, marca a transição para a temporada seca. As chuvas tendem a diminuir gradualmente, enquanto os termômetros voltam a subir. Nessa fase, há também mudanças nos ventos predominantes, que passam a soprar do Sudeste e Leste, reduzindo a umidade e tornando o clima mais seco.
A expectativa para este ano, segundo Pinho, é de um inverno mais chuvoso, principalmente nos meses de julho e início de agosto. “Esse cenário, aliado ao padrão das chuvas e à influência de sistemas meteorológicos, pode provocar instabilidades”, alertou.
Fernanda Liz, responsável pelo banco de dados da Semarh, reforça que é comum, nesse período, o surgimento de nevoeiros em áreas do interior do estado, especialmente nas primeiras horas do dia.
Chuvas já provocam transtornos em Maceió e no interior
Nos últimos dois dias, Maceió enfrentou temporais intensos que desalojaram cerca de 30 pessoas, de acordo com a Defesa Civil do município. A maioria das vítimas foi acolhida por familiares, e até o fechamento da última atualização, não havia registro de desabrigados.
Os dados oficiais indicam que choveu 266 milímetros apenas nesta semana, o que corresponde a 82% da média prevista para todo o mês de junho — estimada em 323 mm. Somente na quinta-feira (19), foram registrados 48 mm de precipitação em 24 horas.
Últimas notícias

Polícia Civil investiga morte de italiano no bairro Ipioca, em Maceió

Secretaria de Educação de Igaci reúne diretores e articuladores para fortalecer ensino e elevar desempenho no SAEBE

Corpo com marcas de tiros é encontrado às margens da Lagoa Mundaú, em Maceió

Morre em Arapiraca aos 87 anos ex-vice-prefeito de Craíbas, Zé Joca

Igaci sedia Encontro Territorial da Caprinocultura Leiteira com foco em segurança alimentar e desenvolvimento rural

Polícia Civil instaura inquérito para investigar morte em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
