Inverno começa e previsão para Alagoas é de chuvas acima do normal
A estação tem início nesta sexta-feira (20)

O inverno tem início nesta sexta-feira (20) em Alagoas, às 23h42, e deverá se estender até às 15h50 do dia 22 de setembro. De acordo com especialistas, o período será marcado por um volume de chuvas superior à média histórica, especialmente até a primeira quinzena de agosto, com destaque para o litoral. No Sertão, as temperaturas tendem a cair.
Segundo Vinícius Pinho, superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), o estado apresenta características climáticas distintas de outras regiões do Brasil, não se enquadrando nas quatro estações do ano de forma tradicional.
Pinho explica que o inverno alagoano pode ser dividido em duas fases. A primeira, ainda inserida no período chuvoso, é caracterizada por temperaturas amenas e maior ocorrência de precipitações. No Alto Sertão, por exemplo, as mínimas variam entre 17ºC e 18ºC. Já em Maceió e no litoral, as máximas raramente passam dos 30ºC nos meses de junho e julho, que costumam ser os mais úmidos do ano.
A segunda metade da estação, por sua vez, marca a transição para a temporada seca. As chuvas tendem a diminuir gradualmente, enquanto os termômetros voltam a subir. Nessa fase, há também mudanças nos ventos predominantes, que passam a soprar do Sudeste e Leste, reduzindo a umidade e tornando o clima mais seco.
A expectativa para este ano, segundo Pinho, é de um inverno mais chuvoso, principalmente nos meses de julho e início de agosto. “Esse cenário, aliado ao padrão das chuvas e à influência de sistemas meteorológicos, pode provocar instabilidades”, alertou.
Fernanda Liz, responsável pelo banco de dados da Semarh, reforça que é comum, nesse período, o surgimento de nevoeiros em áreas do interior do estado, especialmente nas primeiras horas do dia.
Chuvas já provocam transtornos em Maceió e no interior
Nos últimos dois dias, Maceió enfrentou temporais intensos que desalojaram cerca de 30 pessoas, de acordo com a Defesa Civil do município. A maioria das vítimas foi acolhida por familiares, e até o fechamento da última atualização, não havia registro de desabrigados.
Os dados oficiais indicam que choveu 266 milímetros apenas nesta semana, o que corresponde a 82% da média prevista para todo o mês de junho — estimada em 323 mm. Somente na quinta-feira (19), foram registrados 48 mm de precipitação em 24 horas.
Últimas notícias

Oficinas inéditas do Detran mobilizam 2 mil estudantes na busca de soluções para trânsito

Paulo Dantas já definiu qual será seu candidato a deputado estadual em 2026; confira

Prefeito anuncia pagamento antecipado dos salários dos servidores de Maragogi

Advogada alagoana é presa em Aracaju por suspeita de aplicar golpes usando nome do Judiciário

FGTS: acaba a segunda fase de pagamento especial do saque-aniversário

Jovem é flagrado com arma de fogo no aeroporto Zumbi dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
