Rachaduras, doenças e poluição: mineração em Craíbas será investigada por deputados
Mineradora Vale Verde será investigada por atuação predatória no Agreste de Alagoas
A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou a criação de uma Comissão Externa para investigar os impactos causados pela atuação da Mineração Vale Verde no município de Craíbas, no Agreste alagoano. A proposta, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), foi destacada durante a sessão ordinária da última quarta-feira (18).
O objetivo da comissão é realizar uma visita técnica ao município para avaliar in loco as atividades da mineradora, responsável pelo Projeto Serrote — um dos maiores empreendimentos de mineração do estado.
Segundo Medeiros, há um laudo da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil que aponta a relação entre rachaduras em residências e a atuação da empresa na região. O documento também registra um aumento de doenças locais, possivelmente relacionadas à atividade mineral.
“A mineradora não tem nenhuma preocupação com o meio ambiente. Essa empresa está sendo extremamente irresponsável, e os órgãos públicos de Alagoas devem adotar providências”, afirmou o parlamentar
A comissão será formada por, no mínimo, cinco deputados, e terá como missão apurar possíveis impactos sociais, econômicos, ambientais e trabalhistas. Os parlamentares também devem avaliar as contrapartidas oferecidas à população local pela empresa. Além de visitar áreas afetadas, a agenda inclui escuta de moradores, trabalhadores, representantes da empresa e autoridades municipais. A data da visita ainda será definida.
Medeiros também anunciou que pretende reunir-se com representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil, para solicitar que sejam exigidas medidas mais rígidas de proteção à comunidade.
“A poluição lá é tão alta que afeta até a fertilidade dos animais. A empresa precisa buscar meios de não prejudicar ainda mais os moradores da região”, concluiu o deputado.
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
