Rachaduras, doenças e poluição: mineração em Craíbas será investigada por deputados
Mineradora Vale Verde será investigada por atuação predatória no Agreste de Alagoas

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou a criação de uma Comissão Externa para investigar os impactos causados pela atuação da Mineração Vale Verde no município de Craíbas, no Agreste alagoano. A proposta, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), foi destacada durante a sessão ordinária da última quarta-feira (18).
O objetivo da comissão é realizar uma visita técnica ao município para avaliar in loco as atividades da mineradora, responsável pelo Projeto Serrote — um dos maiores empreendimentos de mineração do estado.
Segundo Medeiros, há um laudo da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil que aponta a relação entre rachaduras em residências e a atuação da empresa na região. O documento também registra um aumento de doenças locais, possivelmente relacionadas à atividade mineral.
“A mineradora não tem nenhuma preocupação com o meio ambiente. Essa empresa está sendo extremamente irresponsável, e os órgãos públicos de Alagoas devem adotar providências”, afirmou o parlamentar
A comissão será formada por, no mínimo, cinco deputados, e terá como missão apurar possíveis impactos sociais, econômicos, ambientais e trabalhistas. Os parlamentares também devem avaliar as contrapartidas oferecidas à população local pela empresa. Além de visitar áreas afetadas, a agenda inclui escuta de moradores, trabalhadores, representantes da empresa e autoridades municipais. A data da visita ainda será definida.
Medeiros também anunciou que pretende reunir-se com representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil, para solicitar que sejam exigidas medidas mais rígidas de proteção à comunidade.
“A poluição lá é tão alta que afeta até a fertilidade dos animais. A empresa precisa buscar meios de não prejudicar ainda mais os moradores da região”, concluiu o deputado.
Últimas notícias

"Não saímos de casa para apanhar": Presidente do Coren-AL repudia agressão a enfermeira em hospital de Girau do Ponciano

Polícia Civil avança na investigação da morte do adolescente Gabriel Lincoln em Palmeira dos Índios

Leonardo Dias cobra regulação de paciente durante visita a UPA

Alexandre Ayres destina R$ 100 mil ao FRATEA, em União, e reforça compromisso com o tratamento do autismo

Mulher perde controle de veículo e colide com muro de supermercado na Ponta Verde

Colisão entre dois carros na Via Expressa, em Maceió, faz duas vítimas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
