Hospital de Emergência do Agreste faz captação de rins e córneas para transplantes
Foi a sexta captação múltipla de órgãos e tecidos da história da instituição

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, fez a sexta captação múltipla de órgãos e tecidos da história da instituição. Com autorização da família, a doadora de dois rins e das duas córneas foi uma mulher de 39 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Os rins seguiram para receptores nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraná. As córneas beneficiaram pacientes em Alagoas. Ao todo, quatro pessoas que aguardavam na lista de transplantes passaram a ter uma nova perspectiva de vida.
A captação foi conduzida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HEA, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para chegar ao diagnóstico de morte encefálica. O trabalho contou com o apoio da Central de Transplantes de Alagoas e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Quatro pessoas ganharam uma nova chance de vida graças ao gesto generoso da família de uma paciente de 39 anos, vítima de AVC. Foto: Willams Lima/cortesia ao HEA
“Cada etapa do protocolo foi feita com respeito. O gesto da família foi de uma imensa generosidade. Nada disso seria possível sem o envolvimento sensível e comprometido de todas as equipes envolvidas no processo”, destacou o enfermeiro Andervan Leão, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar no HEA.
A diretora-geral da instituição, Bárbara Albuquerque, também ressaltou a dimensão de cada procedimento. “Por trás de cada transplante existe um processo delicado, feito com ética, cuidado e escuta. O sim da família representa um ato de amor, e nos emociona ver que a consciência sobre a importância da doação de órgãos tem crescido. São vidas que se conectam graças a quem soube enxergar a esperança mesmo no momento de dor”, afirmou Bárbara.
Últimas notícias

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência

Veículo pega fogo na Avenida Durval de Góes Monteiro em Maceió

Rafael Brito impulsiona preparação de alunos da rede pública com aulões do Enem
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
