Hospital de Emergência do Agreste faz captação de rins e córneas para transplantes
Foi a sexta captação múltipla de órgãos e tecidos da história da instituição

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, fez a sexta captação múltipla de órgãos e tecidos da história da instituição. Com autorização da família, a doadora de dois rins e das duas córneas foi uma mulher de 39 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Os rins seguiram para receptores nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraná. As córneas beneficiaram pacientes em Alagoas. Ao todo, quatro pessoas que aguardavam na lista de transplantes passaram a ter uma nova perspectiva de vida.
A captação foi conduzida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HEA, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para chegar ao diagnóstico de morte encefálica. O trabalho contou com o apoio da Central de Transplantes de Alagoas e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Quatro pessoas ganharam uma nova chance de vida graças ao gesto generoso da família de uma paciente de 39 anos, vítima de AVC. Foto: Willams Lima/cortesia ao HEA
“Cada etapa do protocolo foi feita com respeito. O gesto da família foi de uma imensa generosidade. Nada disso seria possível sem o envolvimento sensível e comprometido de todas as equipes envolvidas no processo”, destacou o enfermeiro Andervan Leão, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar no HEA.
A diretora-geral da instituição, Bárbara Albuquerque, também ressaltou a dimensão de cada procedimento. “Por trás de cada transplante existe um processo delicado, feito com ética, cuidado e escuta. O sim da família representa um ato de amor, e nos emociona ver que a consciência sobre a importância da doação de órgãos tem crescido. São vidas que se conectam graças a quem soube enxergar a esperança mesmo no momento de dor”, afirmou Bárbara.
Últimas notícias

Cadela é roubada por casal de motociclistas em Arapiraca; família pede ajuda

Incêndio atinge cobertura de prédio empresarial no Pina, Zona Sul do Recife

Cibele Moura repercute denúncia de pedofilia nas redes e defende projeto contra erotização infantil

Duas pessoas ficam feridas após colisão entre carro e moto na Avenida Menino Marcelo

Prefeitura de Rio Largo leva mais de 70 serviços para a população na 1ª edição do “Prefeitura Presente”

Cem estudantes da rede estadual embarcam para intercâmbio na Inglaterra
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
