Hospital de Emergência do Agreste faz captação de rins e córneas para transplantes
Foi a sexta captação múltipla de órgãos e tecidos da história da instituição
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, fez a sexta captação múltipla de órgãos e tecidos da história da instituição. Com autorização da família, a doadora de dois rins e das duas córneas foi uma mulher de 39 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Os rins seguiram para receptores nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraná. As córneas beneficiaram pacientes em Alagoas. Ao todo, quatro pessoas que aguardavam na lista de transplantes passaram a ter uma nova perspectiva de vida.
A captação foi conduzida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HEA, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para chegar ao diagnóstico de morte encefálica. O trabalho contou com o apoio da Central de Transplantes de Alagoas e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Quatro pessoas ganharam uma nova chance de vida graças ao gesto generoso da família de uma paciente de 39 anos, vítima de AVC. Foto: Willams Lima/cortesia ao HEA
“Cada etapa do protocolo foi feita com respeito. O gesto da família foi de uma imensa generosidade. Nada disso seria possível sem o envolvimento sensível e comprometido de todas as equipes envolvidas no processo”, destacou o enfermeiro Andervan Leão, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar no HEA.
A diretora-geral da instituição, Bárbara Albuquerque, também ressaltou a dimensão de cada procedimento. “Por trás de cada transplante existe um processo delicado, feito com ética, cuidado e escuta. O sim da família representa um ato de amor, e nos emociona ver que a consciência sobre a importância da doação de órgãos tem crescido. São vidas que se conectam graças a quem soube enxergar a esperança mesmo no momento de dor”, afirmou Bárbara.
Últimas notícias
Prefeitura de São Sebastião inicia entrega de exames de mamografia realizados durante o Saúde em Movimento
Servidor público suspeito de autar como ‘guardião de armas do PCC’ é preso em Maragogi
Disque Denúncia divulga cartaz para encontrar goleiro Bruno, foragido da Justiça do Rio
Petróleo passa de US$ 100 mesmo após EUA liberarem compra de barris russos
Marido é preso por agredir esposa com socos e ameaçá-la de morte em Piranhas
Após passar mal, Bolsonaro chega em hospital em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
