Hospital de Emergência do Agreste faz captação de rins e córneas para transplantes
Foi a sexta captação múltipla de órgãos e tecidos da história da instituição
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, fez a sexta captação múltipla de órgãos e tecidos da história da instituição. Com autorização da família, a doadora de dois rins e das duas córneas foi uma mulher de 39 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Os rins seguiram para receptores nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraná. As córneas beneficiaram pacientes em Alagoas. Ao todo, quatro pessoas que aguardavam na lista de transplantes passaram a ter uma nova perspectiva de vida.
A captação foi conduzida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HEA, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para chegar ao diagnóstico de morte encefálica. O trabalho contou com o apoio da Central de Transplantes de Alagoas e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Quatro pessoas ganharam uma nova chance de vida graças ao gesto generoso da família de uma paciente de 39 anos, vítima de AVC. Foto: Willams Lima/cortesia ao HEA
“Cada etapa do protocolo foi feita com respeito. O gesto da família foi de uma imensa generosidade. Nada disso seria possível sem o envolvimento sensível e comprometido de todas as equipes envolvidas no processo”, destacou o enfermeiro Andervan Leão, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar no HEA.
A diretora-geral da instituição, Bárbara Albuquerque, também ressaltou a dimensão de cada procedimento. “Por trás de cada transplante existe um processo delicado, feito com ética, cuidado e escuta. O sim da família representa um ato de amor, e nos emociona ver que a consciência sobre a importância da doação de órgãos tem crescido. São vidas que se conectam graças a quem soube enxergar a esperança mesmo no momento de dor”, afirmou Bárbara.
Últimas notícias
Carlos diz que hospital perto não garante atendimento ágil a Bolsonaro
Governo Trump, no entanto, mantém acusação de narcotraficante
Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital e exige laudo médico
EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles
Lutador de Muay Thai é preso suspeito de matar professor após discussão por dívida trabalhista
Jovem de 21 anos é assassinado a tiros na Vila Betel, em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
