Justiça obriga compra de equipamentos para monitorar barragem em Alagoas
Os equipamentos deverão incluir drones, GPS, rádios veiculares, câmeras fotográficas, bússolas, kits de segurança, veículos utilitários e móveis de escritório
As Defesas Civis de Arapiraca e Craíbas irão receber novos equipamentos eletrônicos destinados ao monitoramento da barragem da atividade mineradora e ao acompanhamento meteorológico na região do Agreste de Alagoas.
A decisão foi proferida pela juíza Camila Monteiro Pullin, da 8ª Vara da Justiça Federal em Alagoas, no âmbito do Processo 0800.795-44.2023.4.05.8001, iniciado a partir de Ação Civil Pública ajuizada pela Defensoria Pública da União (DPU) em 2023. O acordo foi firmado com a Mineradora Vale Verde (MVV) no início de 2025.
Os equipamentos deverão incluir drones, GPS, rádios veiculares, câmeras fotográficas, bússolas, kits de segurança, veículos utilitários e móveis de escritório. O prazo de entrega está em negociação entre as partes envolvidas.
Além da aquisição dos materiais, a mineradora se comprometeu a custear a contratação de um funcionário para a Defesa Civil de Craíbas por um período de 12 meses e a oferecer capacitação para os profissionais das Defesas Civis dos dois municípios.
A Ação Civil Pública foi movida com base nos impactos da atividade mineradora em Craíbas. Moradores da região relatam, desde 2021, o surgimento de rachaduras em imóveis e aumento da poeira no ar, atribuídos ao método de extração a céu aberto, que utiliza explosivos para o desmonte de rochas.
A mineradora, adquirida em março de 2025 pelo grupo chinês Baiyn Nonferrous por 400 milhões de dólares (aproximadamente R$ 2,3 bilhões), opera na mina Serrote da Laje, que possui reservas estimadas em 52,7 milhões de toneladas de minérios. O projeto tem previsão inicial de 14 anos de operação, com possibilidade de extensão para até 20 anos, conforme dados da Agência Nacional de Mineração (ANM).
A DPU segue acompanhando o caso e solicita a realização de estudos técnicos sobre as rachaduras em imóveis localizados no entorno da mina.
Últimas notícias
Alagoas adere ao PROPAG para renegociar dívidas e reestruturar finanças estaduais
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
