Prefeitura firma parceria com Ifal e oferece vagas para diversos cursos em Girau do Ponciano
As inscrições foram abertas no dia 25 de junho e seguem até o próximo dia 30

A prefeitura de Girau do Ponciano, em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), está disponibilizando 90 vagas para os cursos de Aquicultor e Agente de Desenvolvimento Cooperativista. O período de inscrições acontece nesta quarta-feira (25) e segue até o dia 30 de junho, uma ótima oportunidade para os girauenses que querem se qualificar profissionalmente ou fortalecerem seu próprio empreendimento.
Conforme o Instituto, os interessados devem procurar a sede do Centro de Educação Profissional (Cep) - localizado na Praça Luiz Cavalcante - e realizarem a inscrição do curso desejado. Vale lembrar que as oportunidades – 40 vagas para cada especialização - são gratuitas e abertas para homens e mulheres a partir dos 16 anos, que estão cursando ou já concluíram o ensino fundamental I e II.
Para garantir sua vaga, é necessário estar munido de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, comprovante de escolaridade e conta Gov.br ativa. Outro fator importante, divulgado no certame, é de que o aluno precisará de uma conta bancária com chave pix obrigatoriamente vinculada ao CPF, pois será paga uma balsa de custo de aproximadamente R$150,00.
“A bolsa é uma forma de incentivo, além de manter aluno frequentando as aulas sem nenhum problema financeiro, seja de deslocamento ou alimentação. Nós queremos que a nossa população, principalmente os jovens empreendedores da zona rural acreditem no futuro da economia através da educação e possam desenvolver suas próprias empesas”, explica a secretária de educação, Quitéria Cezar.
Os interessados serão atendidos das 8h às 12h e a divulgação dos selecionados acontece em 1° de julho e o início das aulas está previsto para a segunda semana do mês, dia 7. O curso deve ter carga horária de 190h e duração de 5 meses, encerrando o período em novembro conforme o lecionamento.
Girau garante educação e formação profissional para a população
Além dessas novas oportunidades, a prefeitura já firmou diversas parcerias com o Instituto Federal, principalmente com relação ao empreendedorismo feminino e a garantia de renda para pessoas em vulnerabilidade social.
O programa “Mulheres Mil” ofertou mais de 100 vagas para cursos de artesanatos, impulsionado o mercado e a cultura do bordado na cidade. No início desse ano, cerca de 153 girauenses foram certificadas e conquistaram a independência financeira através dos seus próprios trabalhos alavancados pelo município.
As possibilidades para jovens e adultos também seguem por meio do “Girau de Oportunidades”, que já teve quatro edições e garantiu mais de 20 cursos diferenciados, desde campos gastronômicos, a indústria e construção civil.
“Oferecer capacitação profissional e educativa, é nosso compromisso com a geração de emprego e renda de Girau. Os jovens e adultos, principalmente as mulheres chefes de família sempre terão oportunidades de se qualificarem profissionalmente e assim ajudarem no crescimento econômico da nossa cidade”, destaca o prefeito Bebeto Barros.
O gestor também ressaltou que as modalidades de cursos profissionalizantes abrangem diretamente os agricultores da zona rural, pois cursos voltados para o cooperativismo é fundamental no desenvolvimento agroecológico da região.
Últimas notícias

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Santana do Ipanema

Gambá invade quadra durante semifinal entre Osasco e Barueri pelo Paulista de Vôlei

Casa abandonada pega fogo no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca

Aeroporto de Maceió bate recorde histórico de passageiros no Nordeste

Homem é preso em Cacimbinhas após agredir companheira com golpe de facão
![[Vídeo] Ônibus de estudantes colide com duas motos em Arapiraca e deixa dois feridos](https://img.7segundos.com.br/bOfwPh4b32WPEjiWgx_R-4GpHeE=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-04-at-081643.jpeg)
[Vídeo] Ônibus de estudantes colide com duas motos em Arapiraca e deixa dois feridos
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
