Teca Nelma celebra Dia do Orgulho LGBTQIAP+ com destaque para avanços legislativos em Maceió
Ela apontou a ausência de políticas públicas voltadas à comunidade em Maceió
Em discurso realizado na Câmara Municipal na última quinta-feira (26), a vereadora Teca Nelma destacou a importância do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, celebrado neste 28 de junho. Ela apontou a ausência de políticas públicas voltadas à comunidade em Maceió e falou sobre os projetos que desenvolveu para a pauta durante seu mandato.
A parlamentar mencionou dados do Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que apontam mais de 7 mil casos de violência contra pessoas LGBTQIAP+ registrados na capital nos primeiros seis meses de 2023. As agressões, segundo o levantamento, são majoritariamente físicas, psicológicas e motivadas por discriminação.
Durante a fala, Teca citou ainda o manifesto divulgado pelo Conselho Municipal dos Direitos e da Cidadania LGBT, que denunciou o desmonte institucional da pauta na capital. O Conselho foi excluído da Lei Orgânica do Município e, atualmente, não há orçamento ou estrutura voltada para a Coordenação de Diversidade.
Desde o início do mandato, a parlamentar tem apresentado projetos que buscam transformar a resistência em políticas concretas. Entre eles, a criação da Semana de Conscientização e Combate à Violência contra a População LGBTQIAP+ e o “Selo Empresa Amiga da Diversidade”.
Teca também é autora de leis que instituem o Dia da Visibilidade Trans e o Dia da Visibilidade Bissexual. Além disso, atuou para garantir o uso do nome social por pessoas trans e travestis e apresentou projeto que veda a nomeação de pessoas com histórico de LGBTfobia para cargos comissionados.
A vereadora ainda destacou o projeto de Empregabilidade Trans, protocolado por seu mandato, que busca combater a exclusão social por meio da geração de renda e autonomia.
“O Dia do Orgulho não é só uma celebração. É um chamado à responsabilidade do poder público e um lembrete de que ainda há muito a ser feito. Seguiremos firmes na luta por uma Maceió que acolha todas as formas de existência”, finalizou.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
