Teca Nelma celebra Dia do Orgulho LGBTQIAP+ com destaque para avanços legislativos em Maceió
Ela apontou a ausência de políticas públicas voltadas à comunidade em Maceió

Em discurso realizado na Câmara Municipal na última quinta-feira (26), a vereadora Teca Nelma destacou a importância do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, celebrado neste 28 de junho. Ela apontou a ausência de políticas públicas voltadas à comunidade em Maceió e falou sobre os projetos que desenvolveu para a pauta durante seu mandato.
A parlamentar mencionou dados do Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que apontam mais de 7 mil casos de violência contra pessoas LGBTQIAP+ registrados na capital nos primeiros seis meses de 2023. As agressões, segundo o levantamento, são majoritariamente físicas, psicológicas e motivadas por discriminação.
Durante a fala, Teca citou ainda o manifesto divulgado pelo Conselho Municipal dos Direitos e da Cidadania LGBT, que denunciou o desmonte institucional da pauta na capital. O Conselho foi excluído da Lei Orgânica do Município e, atualmente, não há orçamento ou estrutura voltada para a Coordenação de Diversidade.
Desde o início do mandato, a parlamentar tem apresentado projetos que buscam transformar a resistência em políticas concretas. Entre eles, a criação da Semana de Conscientização e Combate à Violência contra a População LGBTQIAP+ e o “Selo Empresa Amiga da Diversidade”.
Teca também é autora de leis que instituem o Dia da Visibilidade Trans e o Dia da Visibilidade Bissexual. Além disso, atuou para garantir o uso do nome social por pessoas trans e travestis e apresentou projeto que veda a nomeação de pessoas com histórico de LGBTfobia para cargos comissionados.
A vereadora ainda destacou o projeto de Empregabilidade Trans, protocolado por seu mandato, que busca combater a exclusão social por meio da geração de renda e autonomia.
“O Dia do Orgulho não é só uma celebração. É um chamado à responsabilidade do poder público e um lembrete de que ainda há muito a ser feito. Seguiremos firmes na luta por uma Maceió que acolha todas as formas de existência”, finalizou.
Últimas notícias

Filme ‘Antônia’ começa gravações em Penedo na próxima segunda, 15

Thaís Canuto reage a Renato Filho e denuncia fake news em Pilar

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Dólar fecha a R$ 5,35, menor valor em mais de um ano

Motorista desobedece sinalização e destrói pórtico na Av. Governador Afrânio Lages

Placa histórica do Beco da Rapariga é reinstalada após polêmica em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
