Lançamento do livro “O voo de Aninha” celebra a cultura de Arapiraca com poesia e acessibilidade
Narrado a partir da perspectiva da pequena Ana Maria, o livro nos convida a embarcar numa viagem sensível pela imaginação

Com estreia marcada para o dia 3 de julho, nas redes sociais da Editora Ases da Literatura, o livro “O voo de Aninha”, escrito pela a arapiraquense Rosana Dias, é uma delicada e potente homenagem à infância, à memória e à cultura popular da cidade de Arapiraca, em Alagoas.
Narrado a partir da perspectiva da pequena Ana Maria, uma menina dorminhoca que vive com sua mãe, irmão e avó Rosália — uma contadora de histórias apaixonada —, o livro nos convida a embarcar numa viagem sensível pela imaginação. Através das histórias da avó, Aninha passeia mentalmente pela cidade, conhecendo personagens icônicos como o Mestre Nelson Rosa, as destaladeiras e as Irmãs Petuba, cujas tapeçarias bordadas retratam o cotidiano local.
Com ilustrações de Luiz Malon, a obra valoriza tradições como o teatro, a música e o cordel, exaltando o protagonismo de meninas e mulheres que constroem sonhos e saberes a partir de suas realidades.
“É um momento muito gratificante para mim, pois o livro narra uma história sensível, envolvente e encantadora. Sou suspeita para falar, mas está incrível”, disse Rosana Dias.
Além da versão impressa, o livro terá um audiobook com audiodescrição das ilustrações, promovendo acessibilidade para pessoas com deficiência visual, que estará disponível nas plataformas digitais.
Programação de lançamento
• 03/07 – Lançamento oficial nas redes sociais da editora Ases da Literatura
• 08/07, às 18h – Live com a autora no Instagram da editora
• 29/07 – Sorteio coletivo no Instagram da editora
O lançamento presencial em Arapiraca ainda está em fase de definição de local, mas a autora já confirmou a divulgação da obra em escolas da zona urbana e rural da cidade, além de instituições de ensino infantil em Palmeira dos Índios, Limoeiro de Anadia, Taquarana e comunidades quilombolas da região.
“O voo de Aninha” foi contemplado pelo Edital de Criações Literárias Ruth Quintela (Nº 21/2024), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Governo de Alagoas e a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Últimas notícias

INSS suspende contratos com a Crefisa por irregularidades em serviços

Idosa de 71 anos morre após tentar se abrigar de incêndio embaixo da cama
Rio Largo amplia serviços de saúde com atendimento inédito em odontopediatria

Paranaense na guerra da Ucrânia foge do país após não conseguir quebrar contrato com o governo: 'Não sabia se iria conseguir sair dessa'

AMA implanta processo digital e elimina uso de papel, reforçando compromisso com o meio ambiente

Caminhão perde controle, invade canteiro e derruba árvore na Av. Durval de Góes Monteiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
