Lançamento do livro “O voo de Aninha” celebra a cultura de Arapiraca com poesia e acessibilidade
Narrado a partir da perspectiva da pequena Ana Maria, o livro nos convida a embarcar numa viagem sensível pela imaginação

Com estreia marcada para o dia 3 de julho, nas redes sociais da Editora Ases da Literatura, o livro “O voo de Aninha”, escrito pela a arapiraquense Rosana Dias, é uma delicada e potente homenagem à infância, à memória e à cultura popular da cidade de Arapiraca, em Alagoas.
Narrado a partir da perspectiva da pequena Ana Maria, uma menina dorminhoca que vive com sua mãe, irmão e avó Rosália — uma contadora de histórias apaixonada —, o livro nos convida a embarcar numa viagem sensível pela imaginação. Através das histórias da avó, Aninha passeia mentalmente pela cidade, conhecendo personagens icônicos como o Mestre Nelson Rosa, as destaladeiras e as Irmãs Petuba, cujas tapeçarias bordadas retratam o cotidiano local.
Com ilustrações de Luiz Malon, a obra valoriza tradições como o teatro, a música e o cordel, exaltando o protagonismo de meninas e mulheres que constroem sonhos e saberes a partir de suas realidades.
“É um momento muito gratificante para mim, pois o livro narra uma história sensível, envolvente e encantadora. Sou suspeita para falar, mas está incrível”, disse Rosana Dias.
Além da versão impressa, o livro terá um audiobook com audiodescrição das ilustrações, promovendo acessibilidade para pessoas com deficiência visual, que estará disponível nas plataformas digitais.
Programação de lançamento
• 03/07 – Lançamento oficial nas redes sociais da editora Ases da Literatura
• 08/07, às 18h – Live com a autora no Instagram da editora
• 29/07 – Sorteio coletivo no Instagram da editora
O lançamento presencial em Arapiraca ainda está em fase de definição de local, mas a autora já confirmou a divulgação da obra em escolas da zona urbana e rural da cidade, além de instituições de ensino infantil em Palmeira dos Índios, Limoeiro de Anadia, Taquarana e comunidades quilombolas da região.
“O voo de Aninha” foi contemplado pelo Edital de Criações Literárias Ruth Quintela (Nº 21/2024), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Governo de Alagoas e a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Últimas notícias

General classifica sanção dos EUA a Moraes como “vergonha global”

Justiça determina suspensão de investigações sobre Samir Xaud, presidente da CBF

Após sanção dos EUA, Lula e Janja recebem ministros do STF no Alvorada

Governo Trump justifica sanções citando censura de Moraes a cidadãos e empresas dos EUA

Homem que deu 60 socos na namorada pede cela isolada: “Preservar vida”

Agricultores de Matriz de Camaragibe participam de palestra sobre empreendedorismo sustentável no segmento de alimentos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
