Mesmo com alto volume de chuvas em Penedo durante o mês de junho, cidade suporta bem o inverno
Segundo dados da Defesa Civil, a média diária de chuvas em junho foi de 14,08 mm, considerada alta para a região.
Chuvas em junho deste ano ultrapassaram 400 mm, sendo 134,2 mm somente no último final de semana. Obras estruturantes e ações preventivas realizadas pela Prefeitura de Penedo tornam o município melhor preparado para o inverno
Durante o mês de junho, Penedo registrou um significativo aumento no volume de chuvas. Comparado ao mesmo período do ano anterior, o acumulado subiu consideravelmente, alcançando 422,8 mm.
Apesar do índice elevado, a Defesa Civil de Penedo não registrou grandes danos, resultado do trabalho preventivo desenvolvidos por setores da administração municipal, das obras estruturantes no município e do monitoramento climático realizados em parceria com a Sala de Alerta da SEMARH Alagoas.
Segundo dados da Defesa Civil, a média diária de chuvas em junho foi de 14,08 mm, considerada alta para a região. O coordenador do órgão, Geraldo Sabino, destacou a importância das ações conjuntas que realizadas para garantir mais segurança à população, uma preparação para enfrentar o período.
“O mês de junho foi bastante sobrecarregado para nós. No entanto, a cidade se preparou com ações de limpeza, capinação, desobstrução de córregos e das redes de esgoto. Além dessas medidas preventivas, o monitoramento diário, acompanhando as áreas de risco já mapeadas. Por isso, temos um saldo mais positivo em relação ao ano passado, graças a essa preparação. Seguimos trabalhando e permanecemos de prontidão todos os dias, atentos às necessidades da população nesses momentos difíceis”, pontuou Sabino.
Em 2024, de acordo com o relatório de precipitação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), repassado à Defesa Civil de Penedo, o volume total de chuvas no mês de junho foi de 251,4 mm, com média diária de aproximadamente 8,38 mm.
Trabalho preventivo
O secretário de Serviços Públicos, Ivo Costa, destacou que as ações de prevenção realizadas nas semanas que antecederam o período chuvoso foram importantes para evitar transtornos à população.
“Apesar do desmembramento da limpeza pública da Secretaria de Serviços Públicos, continuamos com diversas responsabilidades, como o desentupimento de galerias, redes de esgoto e bocas de lobo, um trabalho que realmente minimizou os impactos na cidade. A quantidade de chuva que caiu foi alta, mas, graças ao trabalho preventivo desenvolvido em conjunto com outros setores do governo, não registramos grandes problemas e o trabalho continua”, finalizou.
A limpeza dos canais principais e secundários da Lagoa do Oiteiro – local que recebe grande volume de águas escoadas pelas chuvas, inclusive da parte alta da cidade – foi realizada pela Superintendência de Limpeza Urbana (SULIMP), setor responsável pela coleta de lixo doméstico em Penedo a partir da administração Ronaldo Lopes/Valdinho Monteiro.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
