Mesmo com alto volume de chuvas em Penedo durante o mês de junho, cidade suporta bem o inverno
Segundo dados da Defesa Civil, a média diária de chuvas em junho foi de 14,08 mm, considerada alta para a região.
Chuvas em junho deste ano ultrapassaram 400 mm, sendo 134,2 mm somente no último final de semana. Obras estruturantes e ações preventivas realizadas pela Prefeitura de Penedo tornam o município melhor preparado para o inverno
Durante o mês de junho, Penedo registrou um significativo aumento no volume de chuvas. Comparado ao mesmo período do ano anterior, o acumulado subiu consideravelmente, alcançando 422,8 mm.
Apesar do índice elevado, a Defesa Civil de Penedo não registrou grandes danos, resultado do trabalho preventivo desenvolvidos por setores da administração municipal, das obras estruturantes no município e do monitoramento climático realizados em parceria com a Sala de Alerta da SEMARH Alagoas.
Segundo dados da Defesa Civil, a média diária de chuvas em junho foi de 14,08 mm, considerada alta para a região. O coordenador do órgão, Geraldo Sabino, destacou a importância das ações conjuntas que realizadas para garantir mais segurança à população, uma preparação para enfrentar o período.
“O mês de junho foi bastante sobrecarregado para nós. No entanto, a cidade se preparou com ações de limpeza, capinação, desobstrução de córregos e das redes de esgoto. Além dessas medidas preventivas, o monitoramento diário, acompanhando as áreas de risco já mapeadas. Por isso, temos um saldo mais positivo em relação ao ano passado, graças a essa preparação. Seguimos trabalhando e permanecemos de prontidão todos os dias, atentos às necessidades da população nesses momentos difíceis”, pontuou Sabino.
Em 2024, de acordo com o relatório de precipitação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), repassado à Defesa Civil de Penedo, o volume total de chuvas no mês de junho foi de 251,4 mm, com média diária de aproximadamente 8,38 mm.
Trabalho preventivo
O secretário de Serviços Públicos, Ivo Costa, destacou que as ações de prevenção realizadas nas semanas que antecederam o período chuvoso foram importantes para evitar transtornos à população.
“Apesar do desmembramento da limpeza pública da Secretaria de Serviços Públicos, continuamos com diversas responsabilidades, como o desentupimento de galerias, redes de esgoto e bocas de lobo, um trabalho que realmente minimizou os impactos na cidade. A quantidade de chuva que caiu foi alta, mas, graças ao trabalho preventivo desenvolvido em conjunto com outros setores do governo, não registramos grandes problemas e o trabalho continua”, finalizou.
A limpeza dos canais principais e secundários da Lagoa do Oiteiro – local que recebe grande volume de águas escoadas pelas chuvas, inclusive da parte alta da cidade – foi realizada pela Superintendência de Limpeza Urbana (SULIMP), setor responsável pela coleta de lixo doméstico em Penedo a partir da administração Ronaldo Lopes/Valdinho Monteiro.
Últimas notícias
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Governo doa terreno para construção de 400 casas populares em Murici
Renan Filho deve lançar pré-candidatura ao governo de AL ao lado de Lula
Suspeito de assediar mulheres é agredido por populares após ser detido pela Guarda Municipal em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
