Arapiraca fortalece os Conselhos Educacionais com formação integrada entre a Comunidade Escolar
Em Arapiraca, os conselhos foram instituídos pelo decreto nº 1.664/1997 e fortalecidos pela Lei nº 3.274/2017, que regulamenta a gestão democrática no município

Fortalecimento da gestão democrática no ambiente escolar com ênfase na participação de todos que compõem as instituições de ensino, sejam eles pais, alunos(as), professores(as) e/ou técnicos(as).
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, nesta quinta-feira (3), mais uma formação de Conselheiros Educacionais e Diretores da Rede Municipal de Ensino.
O evento aconteceu no Espaço Renê, localizado na Rua Dom Felício Vasconcelos, no Centro de Arapiraca, e reuniu representantes das mais de 90 unidades escolares do município.
O público presente durante a formação pode acompanhar de perto a palestra do representante do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o professor-doutor Walter Pinheiro Barbosa Junior, que ministrou a exposição com a temática “Um Conselho para o Cotidiano”
A formação contou, ainda, com a presença da secretária-adjunta de Educação, Etelvina Carnaúba; da superintendente de Gestão Pedagógica, Márcia Barbosa; do presidente do Conselho Municipal de Educação, André Luiz; da presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Thayse Rafaelly; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Alagoas (Sinteal) Unidade Arapiraca, Carlos Jorge Souza; do superintendente de Gestão Administrativa, Robério Calista; da coordenadora dos Conselho Educacionais de Arapiraca, Valdirene Lopes; e de representantes dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.
“Este é um momento importante para reafirmarmos o compromisso com a gestão democrática nas escolas. Agradecemos a presença de representantes dos conselhos, gremistas, superintendentes e professores. A gestão democrática vai além da escolha de diretores, ela envolve todos os segmentos escolares no planejamento, execução e avaliação das ações. Precisamos fortalecer os conselhos escolares e os grêmios para garantir a participação efetiva de pais, alunos, professores e comunidade. Esta formação é a primeira de muitas, visando promover uma educação mais inclusiva, justa e participativa. O nosso compromisso é com o avanço da aprendizagem e com uma escola de excelência”, destacou a secretária Municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto.
Em Arapiraca, os conselhos foram instituídos pelo decreto nº 1.664/1997 e fortalecidos pela Lei nº 3.274/2017, que regulamenta a gestão democrática no município. Esses conselhos são órgãos colegiados com funções deliberativas, consultivas e fiscalizadoras, promovendo a participação social, o controle social e o vínculo entre escola e comunidade.
Atualmente, a rede municipal conta com 94 conselhos educacionais, e a Secretaria de Educação incentiva sua participação nas tomadas de decisões criativas e atuação efetiva nas unidades escolares.
Últimas notícias

Em Limoeiro de Anadia, Governo do Estado entrega 13ª Escola do Coração

Homem é detido por descumprir medida protetiva em Delmiro Gouveia

Polícia Militar apreende drogas e prende três suspeitos em açoes distintas em Maceió

Crescimento da malha cicloviária transforma orla marítima de Maceió

Procon Arapiraca divulga pesquisa mensal realizada em postos de combustíveis

FPI em comunidades tradicionais: relatos reforçam urgência em saúde e educação em Pão de Açúcar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
