Projeto 'Meu Amigo PET' inicia mutirão voltado a tutores de baixa renda em Arapiraca
Projeto foi iniciado no Residencial Agreste e vai castrar 100 fêmeas por mês, entre gatas e cadelas
O projeto Meu Amigo PET, maior programa de saúde animal de Alagoas, está iniciando uma nova etapa. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Arapiraca está levando o serviço de castração para as comunidades do município, tendo iniciado nesta semana, no Residencial Agreste, com triagem de mais de 60 animais de tutores de baixa renda.
Desde que foi retomado, em setembro de 2023, o programa já castrou quase 2 mil gatas e cadelas, evitando o nascimento de cerca de 10 mil filhotes por ano. Para continuar avançando com estes números, o objetivo do Meu Amigo PET é castrar 100 fêmeas por mês, dentre elas 40 animais de rua e 60 de tutores de baixa renda e protetores independentes.
“Nossa proposta é ampliar o alcance do serviço e levar o atendimento a um número cada vez maior de bairros, fortalecendo as ações preventivas contra o abandono e a superpopulação de cães e gatos na cidade. Esse é um projeto com resultados a longo prazo e desempenha um papel importante no controle de zoonoses, além de evitar problemas de saúde como câncer de mama e infecções uterinas graves”, explica a secretária Rafaella Albuquerque.
A ação nos bairros arapiraquenses começou no Residencial Agreste, mas será expandida para outros bairros, com realização de uma triagem rigorosa que exigirá apresentação do número do NIS, documento de identificação pessoal com foto e comprovante de residência. As castrações são realizadas no Castramóvel municipal, que atualmente está estacionado no residencial.
Além do controle populacional, o programa também promove a conscientização da população sobre a guarda responsável e saúde animal, levando cuidados veterinários básicos que refletem diretamente no bem-estar dos munícipes. É um reflexo do compromisso da gestão municipal com todas as causas de saúde pública, tornando Arapiraca um verdadeiro exemplo para todo o Nordeste brasileiro.
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
