Projeto 'Meu Amigo PET' inicia mutirão voltado a tutores de baixa renda em Arapiraca
Projeto foi iniciado no Residencial Agreste e vai castrar 100 fêmeas por mês, entre gatas e cadelas

O projeto Meu Amigo PET, maior programa de saúde animal de Alagoas, está iniciando uma nova etapa. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Arapiraca está levando o serviço de castração para as comunidades do município, tendo iniciado nesta semana, no Residencial Agreste, com triagem de mais de 60 animais de tutores de baixa renda.
Desde que foi retomado, em setembro de 2023, o programa já castrou quase 2 mil gatas e cadelas, evitando o nascimento de cerca de 10 mil filhotes por ano. Para continuar avançando com estes números, o objetivo do Meu Amigo PET é castrar 100 fêmeas por mês, dentre elas 40 animais de rua e 60 de tutores de baixa renda e protetores independentes.
“Nossa proposta é ampliar o alcance do serviço e levar o atendimento a um número cada vez maior de bairros, fortalecendo as ações preventivas contra o abandono e a superpopulação de cães e gatos na cidade. Esse é um projeto com resultados a longo prazo e desempenha um papel importante no controle de zoonoses, além de evitar problemas de saúde como câncer de mama e infecções uterinas graves”, explica a secretária Rafaella Albuquerque.
A ação nos bairros arapiraquenses começou no Residencial Agreste, mas será expandida para outros bairros, com realização de uma triagem rigorosa que exigirá apresentação do número do NIS, documento de identificação pessoal com foto e comprovante de residência. As castrações são realizadas no Castramóvel municipal, que atualmente está estacionado no residencial.
Além do controle populacional, o programa também promove a conscientização da população sobre a guarda responsável e saúde animal, levando cuidados veterinários básicos que refletem diretamente no bem-estar dos munícipes. É um reflexo do compromisso da gestão municipal com todas as causas de saúde pública, tornando Arapiraca um verdadeiro exemplo para todo o Nordeste brasileiro.
Últimas notícias

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Condenado por roubo em Alagoas é preso tentando revalidar diploma de medicina no Paraná
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
