Projeto 'Meu Amigo PET' inicia mutirão voltado a tutores de baixa renda em Arapiraca
Projeto foi iniciado no Residencial Agreste e vai castrar 100 fêmeas por mês, entre gatas e cadelas
O projeto Meu Amigo PET, maior programa de saúde animal de Alagoas, está iniciando uma nova etapa. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Arapiraca está levando o serviço de castração para as comunidades do município, tendo iniciado nesta semana, no Residencial Agreste, com triagem de mais de 60 animais de tutores de baixa renda.
Desde que foi retomado, em setembro de 2023, o programa já castrou quase 2 mil gatas e cadelas, evitando o nascimento de cerca de 10 mil filhotes por ano. Para continuar avançando com estes números, o objetivo do Meu Amigo PET é castrar 100 fêmeas por mês, dentre elas 40 animais de rua e 60 de tutores de baixa renda e protetores independentes.
“Nossa proposta é ampliar o alcance do serviço e levar o atendimento a um número cada vez maior de bairros, fortalecendo as ações preventivas contra o abandono e a superpopulação de cães e gatos na cidade. Esse é um projeto com resultados a longo prazo e desempenha um papel importante no controle de zoonoses, além de evitar problemas de saúde como câncer de mama e infecções uterinas graves”, explica a secretária Rafaella Albuquerque.
A ação nos bairros arapiraquenses começou no Residencial Agreste, mas será expandida para outros bairros, com realização de uma triagem rigorosa que exigirá apresentação do número do NIS, documento de identificação pessoal com foto e comprovante de residência. As castrações são realizadas no Castramóvel municipal, que atualmente está estacionado no residencial.
Além do controle populacional, o programa também promove a conscientização da população sobre a guarda responsável e saúde animal, levando cuidados veterinários básicos que refletem diretamente no bem-estar dos munícipes. É um reflexo do compromisso da gestão municipal com todas as causas de saúde pública, tornando Arapiraca um verdadeiro exemplo para todo o Nordeste brasileiro.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
