Educação

[Vídeo] Girau do Ponciano celebra intercâmbio de alunos de escolas da rede municipal em Londres

Participaram do projeto em parceria com a Editora Futura, sete alunos de Girau, Olivença e Novo Lino

Por Giovanni Luiz 09/07/2025 15h03 - Atualizado em 09/07/2025 17h05
[Vídeo] Girau do Ponciano celebra intercâmbio de alunos de escolas da rede municipal em Londres
Alunos durante solenidade - Foto: Giovanni Luiz/7Segundos

O auditório Municipal José Paulo da Silva, na cidade de Girau do Ponciano, foi o palco, nesta quarta-feira (9), de uma celebração ao estudo e ao conhecimento.

Sete alunos da rede pública municipal de ensino dos municípios de Girau do Ponciano (Agreste de Alagoas), Olivença (Sertão) e Novo Lino (Região Norte), se reencontraram para relembrar o período de intercâmbio que passaram em Londres, em janeiro de 2025, estudando e convivendo com pessoas de uma outra cultura.

Foram selecionados para a viagem, que durou 15 dias, cinco alunos de Girau do Ponciano, um do município de Olivença e outro de Novo Lino, além de duas professoras para acompanhar os estudantes na rotina e nos estudos.

A viagem foi concebida através da parceria desses municípios com a Editora Futura - especialista no estudo da língua inglesa - através do projeto Happy English, com foco na formação de alunos no idioma mais falado do mundo.

A Editora Futura, que já tem parceria com 21 municípios brasileiros, dos quais, oito alagoanos, foi quem arcou com os custos da viagem.

Durante o evento, os alunos, gestores, professores, pais de alunos e demais convidados puderam ouvir também a experiência de vida contada com muito humor, em versos e rimas, pelo professor, ator, poeta e repentista pernambucano, Toinho Mendes.

Toinho Mendes durante participação no evento. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos 

Além dele, o ator também pernambucano, Plínio Maciel, também fez uso do humor para extrair risos e reflexões da plateia ao falar sobre a importância que deve ser dada pelos governantes à educação.

Durante a solenidade, os sete alunos e as duas professoras acompanhantes receberam um livro com as memórias registradas por eles próprios na viagem, considerada inesquecível por todos.

Livro com as experiências vividas durante o intercâmbio. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Em meio a dificuldades enfrentadas com o fuso horário, a culinária, o frio, a cultura de um modo geral, a experiência foi considerada positiva e transformadora, deixando aquele gostinho de “quero mais”.

“Eu que já pensava em cursar engenharia no exterior, acredito que será possível tornar esse sonho realidade”, contou o aluno Thiago Souza, de Olivença.

Já a aluna Anielly Ferreira, de Girau do Ponciano, afirmou que a experiência a transformou.

“Eu fui de um jeito e voltei de outro, entendendo mais e respeitando também mais a cultura deles, como os ingleses são rígidos em cumprir horários e no respeito às coisas públicas, as filas em ônibus, por exemplo, além de poder exercitar e aprender melhor o idioma deles, que era a finalidade principal da viagem”, disse a estudante.

Alunos e professora durante rodada de perguntas aberta ao público. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Durante o evento, os gestores da Editora Futura anunciaram que para janeiro de 2026, além das vagas garantidas para os alunos das redes municipal de ensino de Girau do Ponciano, Olivença e Novo Lino, vai disponibilizar uma vaga a mais em nível nacional através da realização de uma olimpíada de inglês para alunos do 9º ano do ensino fundamental.

“A gente está muito feliz em poder participar desta parceria e enviar cinco alunos para o intercâmbio realizado pela Editora Futura, experiência que proporcionou e tem proporcionado a eles e a nós como gestores, uma alegria, um conhecimento e um momento únicos, pois a nossa gestão sempre valorizou o ensino da língua inglesa no ensino fundamental e isso é que faz a diferença e traz esses resultados”, disse a secretária de Educação de Girau do Ponciano, Quitéria Cezar.

Confira a reportagem: