Prisões por violência contra a mulher batem recorde em Alagoas no 1º semestre de 2025
Delegada aponta que alta reflete maior confiança das vítimas nos órgãos de proteção e intensificação das ações da Polícia Civil

A Polícia Civil de Alagoas, por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), divulgou o balanço das ações no combate à violência contra a mulher no primeiro semestre de 2025 (1º de janeiro a 30 de junho).
Os dados, oriundos do setor de estatística e análise criminal da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), mostram um alerta importante: os pedidos de Medida Protetiva de Urgência (MPU) cresceram mais de 31% em Alagoas e 32% em Maceió, comparando com o mesmo período de 2024.
Além disso, o número de prisões com base na Lei Maria da Penha também aumentou. Em todo o estado, foram 1.400 prisões em 2025, contra 1.099 no ano passado, um crescimento de 27,4%. Só em Maceió, o salto foi de 365 para 484 prisões (+32,6%). Esses números reforçam a atuação firme da Polícia Civil na proteção às mulheres e punição dos agressores.
Segundo a delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora das DEAMs, esse crescimento revela que mais vítimas estão denunciando e sendo acolhidas: “É fundamental que a mulher se sinta segura para denunciar. A rede de proteção está preparada para amparar e proteger quem precisa”, ressaltou.
O aumento nos registros de medidas protetivas e de prisões também reflete a crescente confiança das mulheres nos órgãos de segurança pública, que têm se mostrado mais acessíveis e eficazes no enfrentamento à violência doméstica. Cada número representa uma mulher que buscou ajuda e foi amparada pelo sistema de proteção.
O Governo de Alagoas tem fortalecido de forma contínua as políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, investindo em estrutura, tecnologia, capacitação e integração entre as instituições. Esse esforço conjunto contribui diretamente para salvar vidas e garantir o direito das mulheres a uma vida segura sem violência.
Se você ou alguém que você conhece está em situação de risco, denuncie! Ligue para o Disque Denúncia 181 ou procure uma Delegacia da Mulher. A sua denúncia pode mudar vidas!

Últimas notícias

Caminhão colide na traseira de carreta na BR-101 e carga é saqueada em Novo Lino

Jovem é assassinado dentro de casa no município de Passo de Camaragibe

Cerca de mil quilos de queijo são apreendidos em laticínio clandestino no Sertão de AL

PF desarticula esquema de envio de drogas de SP para Arapiraca pelos Correios

Prefeito dá posse a novos diretores escolares e reforça compromisso com a excelência da educação em Coruripe

Mulher tem seios queimados com óleo quente pelo marido no Sertão de Alagoas; suspeito fugiu
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
