Prisões por violência contra a mulher batem recorde em Alagoas no 1º semestre de 2025
Delegada aponta que alta reflete maior confiança das vítimas nos órgãos de proteção e intensificação das ações da Polícia Civil

A Polícia Civil de Alagoas, por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), divulgou o balanço das ações no combate à violência contra a mulher no primeiro semestre de 2025 (1º de janeiro a 30 de junho).
Os dados, oriundos do setor de estatística e análise criminal da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), mostram um alerta importante: os pedidos de Medida Protetiva de Urgência (MPU) cresceram mais de 31% em Alagoas e 32% em Maceió, comparando com o mesmo período de 2024.
Além disso, o número de prisões com base na Lei Maria da Penha também aumentou. Em todo o estado, foram 1.400 prisões em 2025, contra 1.099 no ano passado, um crescimento de 27,4%. Só em Maceió, o salto foi de 365 para 484 prisões (+32,6%). Esses números reforçam a atuação firme da Polícia Civil na proteção às mulheres e punição dos agressores.
Segundo a delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora das DEAMs, esse crescimento revela que mais vítimas estão denunciando e sendo acolhidas: “É fundamental que a mulher se sinta segura para denunciar. A rede de proteção está preparada para amparar e proteger quem precisa”, ressaltou.
O aumento nos registros de medidas protetivas e de prisões também reflete a crescente confiança das mulheres nos órgãos de segurança pública, que têm se mostrado mais acessíveis e eficazes no enfrentamento à violência doméstica. Cada número representa uma mulher que buscou ajuda e foi amparada pelo sistema de proteção.
O Governo de Alagoas tem fortalecido de forma contínua as políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, investindo em estrutura, tecnologia, capacitação e integração entre as instituições. Esse esforço conjunto contribui diretamente para salvar vidas e garantir o direito das mulheres a uma vida segura sem violência.
Se você ou alguém que você conhece está em situação de risco, denuncie! Ligue para o Disque Denúncia 181 ou procure uma Delegacia da Mulher. A sua denúncia pode mudar vidas!

Últimas notícias

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro

Motorista se apresenta à polícia após atropelar e matar casal de idosos em Taquarana

Maceió está entre as 22 capitais do país que tiveram redução na cesta básica em setembro

Vídeo mostra instante em que ciclista de 15 anos é atingida por carreta em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
