Acidentes

Coruripe é um exemplo para o Brasil”, afirma titular da Cátedra Sérgio Ferreira da USP

O reconhecimento é fruto de um trabalho técnico, comprometido e transformador que vem sendo executado ao longo dos últimos anos em Coruripe

Por 7Segundos, com Assessoria 10/07/2025 13h01 - Atualizado em 10/07/2025 13h01
Coruripe é um exemplo para o Brasil”, afirma titular da Cátedra Sérgio Ferreira da USP
O reconhecimento é fruto de um trabalho técnico, comprometido e transformador que vem sendo executado ao longo dos últimos anos - Foto: Assessoria

Coruripe mais uma vez se destaca no cenário nacional. Durante evento com educadores, o professor Mozart Neves Ramos, um dos maiores especialistas em políticas educacionais do Brasil, elogiou enfaticamente os avanços educacionais liderados pelo prefeito Marcelo Beltrão, colocando o município alagoano no patamar das maiores referências do país, ao lado de cidades como Sobral (CE) e Joinville (SC).

“É absurdamente impressionante o que vi nos resultados de Coruripe. É um exemplo, de fato, para o Brasil. A preocupação agora do prefeito Marcelo é entender: qual é o novo sarrafo de Coruripe? Porque cumprir a legislação já é feito. Agora, é hora de empurrar a fronteira”, declarou Mozart, que é titular da Cátedra Sérgio Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).

O reconhecimento é fruto de um trabalho técnico, comprometido e transformador que vem sendo executado ao longo dos últimos anos em Coruripe. Com base em evidências e foco em resultados, a gestão de Marcelo Beltrão tem conseguido promover avanços históricos nos indicadores da educação básica, e consolidar a cidade como modelo de gestão educacional pública no Brasil.

Mozart foi além: sugeriu que Coruripe se candidate, em 2026, ao programa internacional "PISA for Schools", aplicado pela OCDE. A proposta é ousada: apenas uma rede pública brasileira participou até hoje (Sobral-CE), e, na visão do professor, Coruripe está plenamente apta a ser a próxima.

“Tem municípios que já podem pensar em construir uma nova escala para a educação básica brasileira. Coruripe está nesse grupo. Porque a matriz do SAEB é de 20 anos atrás e não retrata mais o mundo de hoje. O futuro exige outra referência, e Coruripe pode puxar esse novo sarrafo.”

Para o prefeito Marcelo Beltrão, o reconhecimento de um especialista como Mozart Neves fortalece ainda mais o compromisso da gestão com a transformação por meio da educação.

“Recebo essa fala com alegria e responsabilidade. Coruripe tem mostrado que dá certo quando se faz gestão com propósito. Agora é hora de mirar ainda mais alto”, destacou Marcelo.

Com resultados concretos, planejamento técnico e foco nas pessoas, Coruripe caminha para ser, não apenas um modelo para Alagoas, mas um símbolo da nova educação pública que o Brasil precisa construir.