Arapiraca inicia distribuição gratuita de canetas de insulina reutilizáveis para pacientes com diabetes
Município já disponibiliza canetas descartáveis e novo material chega para reforçar os cuidados com a população diabética
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está avançando no processo de dispensação de medicamentos para o tratamento de diabetes. Seguindo recomendações do Ministério da Saúde (MS), a Rede Municipal passará a distribuir canetas aplicadoras reutilizáveis para insulina tipo NPH, além de continuar disponibilizando as canetas descartáveis.
A nova forma da medicação chega para oferecer aos pacientes mais opções de dispositivos, promovendo mais segurança e sustentabilidade. Para isso, a Secretaria de Saúde vai capacitar todos os profissionais da rede sobre o uso correto das novas canetas, bem como os critérios de dispensação, para que as orientações cheguem com clareza aos usuários do serviço.
“Estamos nos preparando para que todos sejam bem orientados e para que o uso correto das canetas traga mais conforto e segurança no tratamento do diabetes. A chegada desse dispositivos representa um grande avanço no cuidado com esses usuários, facilitando a adesão ao uso da insulina, promovendo mais praticidade e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida de todos os pacientes atendidos pela Rede Municipal de Saúde”, comemora a secretária Rafaella Albuquerque.
Dentre os benefícios oferecidos pela caneta reutilizável, estão a redução no desperdício de seringas e cartuchos de insulina, maior segurança na administração da dose e praticidade. A caneta tem validade de até três anos, desde que utilizada corretamente, respeitando as condições de armazenamento, limpeza e manuseio.
As Unidades Básicas de Saúde serão responsáveis pelo controle e monitoramento dos pacientes em uso, que serão definidos de acordo com prioridades recomendadas pelo MS. Essa mudança faz parte de uma estratégia nacional para garantir o abastecimento contínuo da medicação, promovendo o uso consciente e evitando desperdícios.
Mais novidades
Além da disponibilização de canetas de insulina reutilizáveis, o município também retomou a distribuição do glicosímetro, dispositivos utilizado para medir os níveis de glicose do sangue de forma rápida e precisa. As novas fitas de medição já estão disponíveis nas unidades básicas de saúde.
Últimas notícias
Homem invade residência e furta câmera de segurança na Jatiúca
Servidor do Serpro no RJ teria vendido informações de ministros do STF
Escola municipal de Arapiraca presta homenagem a professora falecida
Cerca de 200 policiais serão empregados durante clássico desta quarta-feira (18)
Governo de Alagoas integra missão internacional do presidente Lula na Índia
Armas e drogas são apreendidas durante operações policiais em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
