Arapiraca inicia distribuição gratuita de canetas de insulina reutilizáveis para pacientes com diabetes
Município já disponibiliza canetas descartáveis e novo material chega para reforçar os cuidados com a população diabética
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está avançando no processo de dispensação de medicamentos para o tratamento de diabetes. Seguindo recomendações do Ministério da Saúde (MS), a Rede Municipal passará a distribuir canetas aplicadoras reutilizáveis para insulina tipo NPH, além de continuar disponibilizando as canetas descartáveis.
A nova forma da medicação chega para oferecer aos pacientes mais opções de dispositivos, promovendo mais segurança e sustentabilidade. Para isso, a Secretaria de Saúde vai capacitar todos os profissionais da rede sobre o uso correto das novas canetas, bem como os critérios de dispensação, para que as orientações cheguem com clareza aos usuários do serviço.
“Estamos nos preparando para que todos sejam bem orientados e para que o uso correto das canetas traga mais conforto e segurança no tratamento do diabetes. A chegada desse dispositivos representa um grande avanço no cuidado com esses usuários, facilitando a adesão ao uso da insulina, promovendo mais praticidade e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida de todos os pacientes atendidos pela Rede Municipal de Saúde”, comemora a secretária Rafaella Albuquerque.
Dentre os benefícios oferecidos pela caneta reutilizável, estão a redução no desperdício de seringas e cartuchos de insulina, maior segurança na administração da dose e praticidade. A caneta tem validade de até três anos, desde que utilizada corretamente, respeitando as condições de armazenamento, limpeza e manuseio.
As Unidades Básicas de Saúde serão responsáveis pelo controle e monitoramento dos pacientes em uso, que serão definidos de acordo com prioridades recomendadas pelo MS. Essa mudança faz parte de uma estratégia nacional para garantir o abastecimento contínuo da medicação, promovendo o uso consciente e evitando desperdícios.
Mais novidades
Além da disponibilização de canetas de insulina reutilizáveis, o município também retomou a distribuição do glicosímetro, dispositivos utilizado para medir os níveis de glicose do sangue de forma rápida e precisa. As novas fitas de medição já estão disponíveis nas unidades básicas de saúde.
Últimas notícias
Médico ortopedista Pedro Gaia morre aos 74 anos em Palmeira dos Índios
Foragido da Justiça é preso com cocaína e crack no município de Arapiraca
Polícia divulga imagens de suspeitos de matar jogador de 15 anos
Irmãos sofrem ataque a tiros e saem ilesos na cidade de Limoeiro de Anadia
Operação busca suspeitos de matar jovem jogador de 15 anos em Maceió
Cabo Bebeto questiona números apresentados sobre educação em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
