Prefeitura de Penedo lança “IPTU Premiado” para valorizar quem está em dia com o município
O projeto prevê realização de sorteio com prêmios em bens móveis para moradores que honram seus compromissos fiscais
Com objetivo claro e inovador de incentivar a adimplência e reconhecer o cidadão penedense que mantém em dia o pagamento do IPTU, o prefeito Ronaldo Lopes encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei do Programa IPTU Premiado. A iniciativa foi aprovada, inicialmente em primeira votação, pelos vereadores nesta quinta-feira (10 de julho). No entanto, atendendo a um pedido do vereador Jorge Alves e compreendendo a relevância e urgência da proposta, a Câmara realizou imediatamente duas sessões extraordinárias, minutos após o encerramento da sessão ordinária, aprovando o projeto também em segunda e terceira votações. Agora, a proposta segue para a sanção do prefeito Ronaldo Lopes.
O projeto prevê realização de sorteio com prêmios em bens móveis para moradores que honram seus compromissos fiscais, reconhecendo assim aqueles cidadãos que ajudam diretamente no desenvolvimento da cidade. Ao mesmo tempo, essa medida promove uma campanha positiva de conscientização, reduzindo a inadimplência, um grande desafio para o município.
Conforme determina o projeto, poderão participar dos sorteios pessoas físicas proprietárias ou possuidoras de imóveis no município, desde que estejam rigorosamente em dia com suas obrigações referentes ao IPTU. Não poderão participar pessoas isentas ou imunes ao imposto, ou que estejam com débitos pendentes.
O prefeito Ronaldo Lopes destacou que a criação do IPTU Premiado representa um reconhecimento justo e necessário ao contribuinte comprometido com a cidade. “Nosso objetivo é premiar quem faz a sua parte, estimulando cada vez mais pessoas a ficarem em dia com suas obrigações fiscais. Além de ser uma forma justa de reconhecer a contribuição do cidadão, o IPTU Premiado fortalece as finanças municipais e aumenta a capacidade da Prefeitura de investir ainda mais em melhorias e serviços de qualidade para toda a população de Penedo”, afirmou Ronaldo Lopes.
Com a aprovação final do projeto, a Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ) trabalhará nos procedimentos finais para regulamentar e implementar o programa, que promete ser um importante instrumento de valorização da cidadania e transformação positiva na relação dos penedenses com o pagamento de impostos.
Em breve, a gestão Inovação e Crescimento divulgará oficialmente as datas e detalhes dos sorteios.
Últimas notícias
Laudo descarta suicídio e diz que policial Gisele foi assassinada em SP
Governo Paulo Dantas tem 65% de aprovação em Alagoas, aponta DataTrends
Casa do Autista terá atendimento aos sábados com serviços gratuitos
Faltam 30 dias para o primeiro turno das Eleições 2026
Mendonça agradece apoio e orações: "Têm sustentado a mim e a minha família"
Cristiano Zanin é eleito para segundo mandato como substituto do TSE
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
