Arapiraca

[Vídeo] Luciano Barbosa desapropria antiga sede do ASA e anuncia construção de complexo escolar no local

Emendas do deputado federal Daniel Barbosa também garantiram a aquisição de veículos para instituições do municípios

Por Giovanni Luiz/7Segundos 11/07/2025 18h06 - Atualizado em 11/07/2025 22h10
[Vídeo] Luciano Barbosa desapropria antiga sede do ASA e anuncia construção de complexo escolar no local
Solenidade foi realizada na tarde desta sexta-feira (11) - Foto: Giovanni Luiz/7Segundos

Em cerimônia realizada no final da tarde desta sexta-feira (11) na sede do Centro Administrativo Municipal, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, ao lado do deputado federal Daniel Barbosa, anunciaram a construção de um complexo educacional de tempo integral no terreno onde fica a antiga sede social do ASA, no bairro Cacimbas, região central de Arapiraca.

O presidente-executivo do ASA, Rogério Siqueira, o arrematante do terreno da antiga sede do ASA, João Jader, e o desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, considerado um dos articuladores da negociação, estiveram presentes à solenidade.  

Presidente do ASA, Rogério Siqueira, durante fala em agradecimento ao prefeito e todos envolvidos. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

De acordo com o prefeito, os recursos para a construção da nova escola na área que possui 9.170 metros quadrados, já estão garantidos e o projeto, pronto, sendo apresentado durante a solenidade. 

A antiga sede do ASA foi adquirida em leilão em 2006 e desde então foi alvo de disputas e polêmicas quanto ao futuro do imóvel, que agora, tem um desfecho satisfatório para todos os lados, lembrou o prefeito Luciano Barbosa.

"Isso começou lá trás com o numa conversa que eu tive com o desembargador Tutmés Airan, com o presidente do ASA, Rogério Siqueira, com o vice-presidente do ASA, André Chalub, e tantas outras pessoas que participaram desse processo, havia uma ocupação no local e nós tínhamos a tarefa de só fazer a desapropriação para construção desse centro infantil na hora em que o espaço estivesse à disposição, e agora, como a questão foi resolvida, nos assinamos o decreto de desapropriação e tão logo a gente vença a parte burocrática processual, iremos construir lá uma creche, uma pré-escola e uma escola de educação infantil", explicou o prefeito.

A nova escola de tempo integral e o centro de educação infantil irão atender aos moradores dos bairros Cacimbas, Primavera e Teotônio Vilela. Os recursos para a construção da escola de tempo integral e da creche já foram assegurados em Brasília pelo deputado federal Daniel Barbosa.

Planta do projeto da nova escola foi apresentado pelos engenheiros da prefeitura. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos  

Veículos 

Durante o evento, também foi anunciada a doação de quatro vans e duas ambulâncias para a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, que irão servir para o transporte de pacientes. As vans foram adquiridas através de emendas do deputado federal, Daniel Barbosa em parceria com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba).

Uma das vans adquiridas foi doada para a o Instituto João de Barro, que desenvolve ações com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A outra foi uma doação para a Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Arapiraca (AAAPA). Na cerimônia, a Associação dos Artesãos esteve representada pelo seu presidente, Jailton Barbosa. Já o Instituto João de Barro, foi representado por Élio Cavalcante. A secretária de Saúde de Arapiraca, enfermeira Rafaela Albuquerque, representou a pasta. 

Alguns dos veículos adquiridos através de emendas do deputado federal Daniel Barbosa. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O prefeito Luciano Barbosa também assinou ordens de serviços para a construção de duas creches no bairro Santa Edwiges e no Povoado Baixa da Onça.

Em relação ao terreno adquirido pela Prefeitura 

Além disso, um decreto desapropriando um imóvel na Vila Bananeiras para a construção de uma creche na localidade e a assinatura da ordem de serviços para a construção de mais um centro de educação infantil (creche) no município, dessa vez para beneficiar as famílias que vivem na comunidade de Baixa da Onça.