Política

Com olho em 2026, Lira reage a aproximação de Luciano com os Calheiros e relembra emendas enviadas para Arapiraca

Deputado detalha R$ 20 milhões investidos na Ciclovia do Trabalhador e cobra, nos bastidores, fidelidade política do prefeito de Arapiraca para 2026

Por 7Segundos 15/07/2025 11h11 - Atualizado em 15/07/2025 13h01
Com olho em 2026, Lira reage a aproximação de Luciano com os Calheiros e relembra emendas enviadas para Arapiraca
Arthur Lira e Luciano Barbosa - Foto: Assessoria

Nos bastidores da política alagoana, cada movimento tem significado. E nos últimos dias, um gesto do deputado federal Arthur Lira (PP) tem sido interpretado como um claro recado político ao prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), após sinais públicos de reaproximação com o grupo dos Calheiros.

Lira distribuiu à imprensa uma nota destacando a execução de uma das principais obras de mobilidade urbana do interior do Estado — a Ciclovia do Trabalhador, que já tem R$ 20,3 milhões garantidos por meio de emenda articulada pelo presidente da Câmara dos Deputados. O deputado fez questão de frisar que os recursos foram assegurados com seu empenho em Brasília e exaltou a gestão de Luciano, mas com um tom de “lembrete” sobre a aliança que os une.

A movimentação ocorre em um momento em que o prefeito tem sido visto cada vez mais próximo de lideranças do MDB ligadas a Renan Filho e Renan Calheiros, o que tem despertado atenção no núcleo político de Arthur Lira — de olho nas articulações para as eleições de 2026.

A obra, que já contempla 90% da área central da cidade, avança agora com mais 850 metros entre os bairros Santa Edwiges e Brasiliana. No total, a Ciclovia terá 8,5 km e vai beneficiar 18 bairros, alcançando inclusive o campus da Universidade Federal de Alagoas. O projeto recebeu em 2024 o prêmio nacional Smart City Expo, na categoria Urban Mobility, graças à oferta de acessibilidade, segurança e integração urbana.

Nos bastidores, aliados de Lira veem a nota como mais do que prestação de contas: é um sinal claro de que o PP quer manter Luciano Barbosa no campo lira-calheirista, mas sob a liderança do ex-presidente da Câmara que busca ter o apoio de Barbosa para o senado. 
Com uma cidade que será chave na disputa estadual e federal, o jogo em Arapiraca segue quente — e os recados, cada vez mais diretos.