Reeducandos de Alagoas terão acesso a curso superior em universidade pública
Secretário Diogo Teixeira ressalta o poder transformador da educação dentro do sistema prisional
A educação dentro do sistema prisional alagoano avança com mais um projeto que fará de Alagoas um dos poucos estados do país a proporcionar aos reeducandos um curso em universidade pública. Dentre as 27 unidades da federação, apenas quatro têm acesso ao ensino superior de forma gratuita e de qualidade, e o estado alagoano será um deles.
O projeto, que é inédito em Alagoas, já que a oferta que existe atualmente é privada, vai garantir curso tecnológico superior de Gestão Empreendedora e Inovação em Turismo pela Uncisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas).
A iniciativa é uma parceria que envolve a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), a Uncisal e a 16ª Vara de Execuções Penais.
“Sabemos do poder transformador da educação dentro do sistema prisional. Por isso, cada iniciativa é importante para quem cumpre pena, parentes desses reeducandos e toda a sociedade. É uma mudança total de vida”, destaca o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira.
O juiz Alexandre Machado, titular da 16ª Vara de Execuções Penais, comemora mais um passo rumo à educação no sistema prisional. “É direito do reeducando uma educação pública, gratuita e de qualidade”, diz o magistrado.
Os reeducandos que cumprem pena serão selecionados para as vagas, que devem beneficiar até 60 pessoas privadas de liberdade em Alagoas.
“A nossa pretensão é que no segundo semestre comecem as primeiras turmas. Esses detentos vão ter essa oportunidade de fazer esse curso, por uma universidade que tem credibilidade, com certificado emitido pela nossa universidade e com certeza vai ser uma grande ferramenta para a vida dessas pessoas”, reforça o reitor da Uncisal, Henrique Costa.
Últimas notícias
PL, partido de Flávio Bolsonaro, reconhece vitória de Lula nas eleições
Prefeitura de Maceió transfere feriado do Dia do Servidor Público para sexta-feira (30)
Governo federal prorroga subsídio de R$ 2,12 no diesel por mais 30 dias
Guarnição é acionada após policial civil em suposto surto ameaçar vizinhos em Arapiraca
Dengue: 3 milhões de adolescentes estão com vacinação incompleta
Jovem é detido por dirigir embriagado no Centro de Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
