Defensoria pede na Justiça que Craíbas pague indenização a moradores afetados pela mineração
O órgão pede, ainda, que sejam elaboradas medidas preventivas, incluindo realocações
A Defensoria Pública Estadual (DPE) acionou a Justiça cobrando medidas concretas por parte da Prefeitura de Craíbas, quanto aos impactos causados pela mineração. O órgão quer que o Município pague indenização por danos morais aos moradores que sofrem diariamente com rachaduras, poluição e doenças diversas.
A DPE cobra, ainda, transparência na aplicação das verbas recebidas por meio da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).
A ação movida pela Defensoria, que tramita na Justiça desde junho, pede que Craíbas elabore um plano de investimentos voltados à proteção de direitos básicos como saúde, educação, segurança, moradia e lazer. Também é solicitado que esse plano contemple medidas preventivas, incluindo realocação de famílias, quando necessário.
Além da ação movida pela DPE, uma comissão especial formada por deputados estaduais pretende investigar de perto os impactos causados pela mineração em Craíbas.
Os trabalhos do colegiado devem ter início após o retorno das sessões na Assembleia Legislativa de Alagoas. Atualmente, os deputados estão em recesso parlamentar.
Últimas notícias
São Sebastião qualifica 230 pessoas e amplia oportunidades de emprego
Datafolha: Lula tem 48% e Flávio Bolsonaro, 43%, no 2º turno
Caminhão derruba poste e interdita trecho da AL-215 em Boca da Mata
Arapiraquense Ítallo França compõe faixa do novo álbum de Anitta
Carrinho de cachorro-quente é furtado no Parque Centenário, em Maceió
Suspeito baleado em troca de tiros com policiais tem morte confirmada pelo IML
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
