Serviços

Sindilojas e Acena realizam Ação + Centro Novo com serviços de saúde e cidadania

O evento vai oferecer serviços gratuitos voltados para a população

Por 7Segundos, com Assessoria 02/08/2025 11h11
Sindilojas e Acena realizam Ação + Centro Novo com serviços de saúde e cidadania
Presidente do Sindilojas, Wilton Malta, e o presidente da Acena, Cláudio Júnior, se reuniram com parceiros para alinhar os detalhes da ação - Foto: Reprodução

O Sindilojas Arapiraca e a Associação do Centro Novo (Acena) se uniram para promover a Ação + Centro Novo, que acontece nesta terça-feira (5), das 9h às 15h, nas praças Manoel André e Bom Conselho, no Centro de Arapiraca. O evento vai oferecer serviços gratuitos voltados para a população.

A ação de saúde e cidadania vai oferecer vacinação, serviços de saúde, orientação nutricional, fisioterapia e negociação de débitos e outros serviços de parceiros, aproximando serviços essenciais da população e dos colaboradores do comércio.

Na última quinta-feira (31), o presidente do Sindilojas, Wilton Malta, e o presidente da Acena, Cláudio Júnior, se reuniram com parceiros para alinhar os detalhes da ação. Também participaram José de Macedo, secretário de Estado de Articulação Política do Agreste, Eramir Filho, vice-presidente do Sindilojas e diretor da CDL, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Sesc, Senac e Equatorial.

"Ano passado, o Sindilojas e o Centro Novo promoveu uma ação de multivacinação no Centro de Arapiraca e trouxemos também alguns serviços. A ação foi um sucesso, não só entre os colaboradores, mas para o público de maneira geral. Conversávamos com Cláudio Júnior para retomar essa iniciativa e fomos em busca de parcerias para agregar uma variedade de serviços. A Ação + Centro Novo é positiva para todos, tanto para a população, que passa a ter acesso a esses serviços de forma facilitada e também para o comércio, porque é uma forma de trazer mais pessoas para o centro", declarou Wilton Malta.

De acordo com o presidente da Acena, Cláudio Júnior, a proposta é facilitar o acesso a serviços essenciais. "A gente vêm observando um crescente número de síndromes gripais entre os colaboradores e das pessoas que circulam pelo comércio. A ideia inicial foi trazer a solução para esse problema, que é a vacinação, para perto do nosso ambiente de trabalho, mas evoluímos para uma ação mais completa. Muitas vezes os comerciários não tem tempo para buscar serviços de saúde e outras pendências. Então buscamos parcerias com as entidades que sempre estiveram presentes nos eventos para trazer serviços que facilitem a vida de quem trabalha e de quem frequenta o Centro Novo", ressaltou.

Os serviços de saúde disponibilizados incluem aferição de pressão e glicemia, orientações odontológicas, nutricionais e sobre infecções sexualmente transmissíveis, além de distribuição de preservativos, avaliação de índice de massa corporal e teste de preensão palmar pelo Sesc. O Cesmac vai oferecer serviços de fisioterapia, como massagens, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde fará vacinação contra influenza, tétano, hepatite B e sarampo, além de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

A Equatorial vai levar atendimento comercial, negociação de débitos, troca de lâmpadas, cadastro na tarifa social de energia elétrica e um experimento interativo. A programação pode ganhar novos parceiros até a data do evento, ampliando ainda mais a variedade de serviços disponíveis para a população.