Cem estudantes da rede estadual embarcam para intercâmbio na Inglaterra
Primeiro grupo do programa “Daqui pra o Mundo” inicia imersão cultural e linguística em cidades britânicas, reunindo jovens de todas as regiões de Alagoas

O tão esperado dia chegou! Os 100 estudantes da rede estadual de ensino embarcam neste sábado (9) para a Inglaterra, por meio do programa de intercâmbio educacional Daqui pra o Mundo. O primeiro grupo seguiu nesta manhã. Os alunos foram recepcionados no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares pelo governador em exercício, Ronaldo Lessa, e pela secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
Lessa afirmou que o programa de intercâmbio educacional é mais uma prova de que o Governo do Estado trata a Educação como prioridade. A iniciativa, instituída pela Lei nº 8.783 de 2022 do Governo de Alagoas, tem como objetivo central fomentar o protagonismo juvenil e preparar os estudantes para o mercado de trabalho globalizado. “Esses alunos vão para lá, levam a nossa cultura, divulgam a nossa língua e também aprendem”, declarou o governador.

A secretária de Educação destacou a diversidade e a representatividade dos estudantes selecionados para o programa. “Tem gente das escolas indígenas, da zona rural, da zona urbana, quilombolas… É uma diversidade de alagoanos que está indo para o mundo. Dividimos o grupo de 100 nas 13 regionais de ensino, proporcionalmente ao número de alunos matriculados”, explicou.
Roseane também falou sobre o critério de escolha dos estudantes contemplados pelo programa de intercâmbio educacional.

“O edital exige que o aluno não tenha sido reprovado nos últimos dois anos, tenha nota 8 em português e matemática, e frequência de 80%. A segunda etapa é uma prova de inglês. Depois, ofertamos um curso intensivo para que estejam mais preparados”, pontuou Roseane.
Os 100 alunos, divididos em cinco grupos de 20, terão um período de imersão cultural e linguística nas cidades de Oxford, Canterbury, Worthing, Brighton e Bournemouth. O ponto de partida da jornada será a Brunel University of London, onde a base inicial do programa será estabelecida. Além dos estudantes, acompanham o grupo, cinco professores/monitores.
Expectativa
O embarque foi marcado por muita expectativa e emoção. Sulamita Buarque acompanhou a filha, a estudante Ana Luísa, 16 anos, até o Aeroporto Zumbi dos Palmares, e não disfarçava a apreensão. Afinal, a aluna do segundo ano do ensino médio do Colégio Tiradentes, em Maceió, vai cruzar o Atlântico e conhecer novas culturas.
“Fazemos o nosso melhor, preparamos tudo, mas o coração permanece apreensivo ao saber que ela estará tão distante e não poderemos estar por perto para protegê-la. Contudo, há um imenso orgulho, muito orgulho”, confessou a mãe, olhos marejados.
Para Ana, a viagem à Inglaterra é algo absolutamente extraordinário, quase inacreditável. Ela enxerga no intercâmbio uma excelente oportunidade para imersão em outra cultura e para aprimorar significativamente o domínio de um novo idioma.
“Somente agora, estando no aeroporto, a ficha caiu. Porque anteriormente eu sentia que não havia assimilado a situação. Agora é um momento diferente, com uma nova perspectiva. Nunca viajei nem para outro estado, então é a primeira vez que viajo de avião. A expectativa é grande mesmo, gigantesca”, revela a estudante.
Mirelly Vitória, 18 anos, é estudante do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Alcides Andrade, em Penedo. Foi a única da unidade de ensino e a segunda da cidade ribeirinha selecionada pelo programa. Da terrinha, acredita que sentirá saudades dos familiares e da culinária.
"Será uma experiência singular. Conhecer um novo país e uma nova cultura, além de desenvolver maior independência. E uma oportunidade de aprender outras abordagens, uma vez que estaremos em um país com cultura, pessoas e métodos de ensino distintos. Creio que agregará significativamente à minha vida", disse a estudante.
"Estou ansioso, um pouco apreensivo, né? Essa é uma oportunidade rara e tem que aproveitar. É uma cultura totalmente diferente, um país diferente, um continente diferente", acrescentou o estudante Emanuel dos Santos Oliveira, 17 anos, aluno da Escola Estadual Joaquim Diégues, em Viçosa.
Os dois últimos grupos de estudantes do Programa Daqui pra o Mundo embarcam para a Inglaterra nesta tarde.
Últimas notícias

Duas pessoas ficam feridas após colisão entre carro e moto na Avenida Menino Marcelo

Prefeitura de Rio Largo leva mais de 70 serviços para a população na 1ª edição do “Prefeitura Presente”

Cem estudantes da rede estadual embarcam para intercâmbio na Inglaterra

Filarmônica de Alagoas apresenta a 8ª edição do Clássicos do Rock neste sábado, em Maceió

Polícia Militar prende homem foragido da Justiça em operação no Sertão

PM apreende arma e mais de 2kg de drogas em ação no bairro Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
