Cultura

1ª Edição da Caravana Cultura na Praça leva forró e serviços para a Feira da Fumageira

O dia foi marcado pelo forró com os sanfoneiros, zabumbeiros e triangulistas e seus clássicos da cultura nordestina

Por 7Segundos com Ascom/Arapiraca 11/08/2025 15h03
1ª Edição da Caravana Cultura na Praça leva forró e serviços para a Feira da Fumageira
Muita gente aproveitou para curtir o embalo do forró - Foto: Clayton Souza/Ascom Arapiraca

A Feira da Fumageira deste domingo (10) se transformou com o forró pé de serra do Cultura na Praça. Essa foi a primeira edição itinerante do projeto que faz parte da rotina do arapiraquense e uma homenagem ao Dia dos Pais. A Caravana do Cultura na Praça aconteceu na Praça Eloísio Lopes, na Primavera e encantou quem esteve no local.

A manhã foi marcada pelo forró com os sanfoneiros, zabumbeiros e triangulistas que trouxeram clássicos da cultura nordestina. Além das apresentações culturais, a equipe da busca ativa do EJA da Secretaria Municipal de Educação esteve presente dialogando e tirando dúvidas do projeto voltado para jovens e adultos.

“O Cultura na Praça chegou na Primavera e esse é o primeiro de uma caravana por Arapiraca desse projeto que já faz parte do cotidiano dos arapiraquenses na Tenda Cultural que homenageia o Mestre Afrísio Acácio, que sonhou e iniciou esse projeto e teve o apoio do prefeito Luciano Barbosa desde o início. E agora, a família junto com a prefeitura dá continuidade a esse legado, com o compromisso de levar cultura e serviços a toda população”, destacou a secretária de Cultura, Lazer e Juventude Mônica Nunes.

O evento também a abre espaço para a apresentação de artistas populares. Foto: Clayton Souza/Ascom Arapiraca  

O Cultura na Praça resgata a tradição dos tempos em que os artistas se apresentavam na Feira Livre de Arapiraca com cantadores, emboladores, repentistas, sanfoneiros, trianguleiros, tocadores de pife, cordelistas, zabumbeiros e declamadores de todo Agreste. Idealizado pelo mestre Afrísio Acácio, desde 2011 acontece todas às segundas-feiras na Tenda Cultural da Praça Luiz Pereira Lima. Em 2023 se tornou Patrimônio Imaterial de Arapiraca e atualmente é realizado pela Associação Cultural de Tradições Nordestinas de Arapiraca (ACTNA) e Prefeitura de Arapiraca.