Profissionais da saúde de Penedo participam de projeto nacional para fortalecer rede de atenção psicossocial
O projeto qualifica a atuação dos profissionais da saúde mental por meio da educação permanente, com práticas que reduzam danos e respeitem os direitos das pessoas

Profissionais da Secretaria de Saúde de Penedo que trabalham nos postos de saúde, UPA e CAPS iniciaram nesta segunda-feira, 11, uma capacitação do projeto ‘Nós na Rede’, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O projeto qualifica a atuação dos profissionais da saúde mental por meio da educação permanente, com práticas que reduzam danos e respeitem os direitos das pessoas atendidas para fortalecer a articulação entre os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a atenção primária, com enfrentamento aos estigmas e vulnerabilidades sociais.
“O ‘Nós na Rede’ é um curso nacional que está acontecendo em todos os estados com objetivo de trazer esses profissionais para discutir soluções. Será um processo de troca de informações e de construção conjunta para enfrentar os novos desafios do cotidiano. A saúde mental é um desafio por si só, não apenas para o CAPS, mas para todos os profissionais da Atenção Básica que acabam cuidando também desses pacientes”, explicou a assistente social e gestora da Rede de Atenção Psicossocial de Maceió, Roseane Farias.
O projeto acolhido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aposta na formação de trabalhadores que atuam diretamente no atendimento, desde o primeiro atendimento no posto de saúde até a reinserção social no CAPS. O curso promoverá encontros presenciais e atividades online, com duração de cinco meses. A expectativa é que eles se tornem multiplicadores do conhecimento.
“O projeto ‘Nós na Rede’ é de grande importância para os nossos profissionais porque ele visa qualificar a atuação desses profissionais no atendimento aos pacientes com sofrimento mental. Estamos nos qualificando para ter um melhor cuidado com todos os pacientes atendidos no CAPS”, disse a Diretora do CAPS Penedo, Isabel Leite.
Últimas notícias

Primavera começa com ondas de calor e baixa umidade no país

Governo Trump anuncia aplicação da lei Magnitsky contra esposa de Moraes

Relator da anistia aposta no diálogo com oposição para viabilizar votação

Secretaria do Trabalho oferta 2.685 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas

IMA apoia pesquisa sobre monitoramento da fauna silvestre em Serra do Craunã

Direita silencia sobre manifestação da esquerda em Maceió contra blindagem e anistia
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
