Profissionais da saúde de Penedo participam de projeto nacional para fortalecer rede de atenção psicossocial
O projeto qualifica a atuação dos profissionais da saúde mental por meio da educação permanente, com práticas que reduzam danos e respeitem os direitos das pessoas
Profissionais da Secretaria de Saúde de Penedo que trabalham nos postos de saúde, UPA e CAPS iniciaram nesta segunda-feira, 11, uma capacitação do projeto ‘Nós na Rede’, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O projeto qualifica a atuação dos profissionais da saúde mental por meio da educação permanente, com práticas que reduzam danos e respeitem os direitos das pessoas atendidas para fortalecer a articulação entre os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a atenção primária, com enfrentamento aos estigmas e vulnerabilidades sociais.
“O ‘Nós na Rede’ é um curso nacional que está acontecendo em todos os estados com objetivo de trazer esses profissionais para discutir soluções. Será um processo de troca de informações e de construção conjunta para enfrentar os novos desafios do cotidiano. A saúde mental é um desafio por si só, não apenas para o CAPS, mas para todos os profissionais da Atenção Básica que acabam cuidando também desses pacientes”, explicou a assistente social e gestora da Rede de Atenção Psicossocial de Maceió, Roseane Farias.
O projeto acolhido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aposta na formação de trabalhadores que atuam diretamente no atendimento, desde o primeiro atendimento no posto de saúde até a reinserção social no CAPS. O curso promoverá encontros presenciais e atividades online, com duração de cinco meses. A expectativa é que eles se tornem multiplicadores do conhecimento.
“O projeto ‘Nós na Rede’ é de grande importância para os nossos profissionais porque ele visa qualificar a atuação desses profissionais no atendimento aos pacientes com sofrimento mental. Estamos nos qualificando para ter um melhor cuidado com todos os pacientes atendidos no CAPS”, disse a Diretora do CAPS Penedo, Isabel Leite.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
