Como levar comida saudável à mesa do alagoano? Tema é discutido em evento no Agreste
Conferência Territorial debateu formas de viabilizar a venda de produtos da agricultura familiar para todo o estado

A agricultura familiar é atualmente o setor que alimenta a população brasileira, enquanto o agronegócio é mais voltado para exportação. Mas como fazer esse alimento saudável chegar à mesa do alagoano?
Viabilizar a comercialização dos produtos agrícolas e promover os incentivos necessários para o pequeno produtor do estado foram algumas das medidas debatidas na Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário etapa Agreste, realizada nesta sexta-feira (15), na Ufal Arapiraca.
O evento organizado pela Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em Alagoas e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Condraf) reuniu agricultores, quilombolas, indígenas, grupos de mulheres agrícolas e poder público.
O objetivo das conferências, que ocorrem até novembro, é debater e traçar um conjunto de políticas públicas e ações para fortalecer o desenvolvimento rural sustentável, solidário e a agricultura familiar, como destacou o superintendente Gilberto Coutinho.
Entre as principais demandas levadas à conferência estão assistência técnica, financiamento e políticas de comercialização. “A ideia é que a conferência faça esse levantamento de quais são as demandas que a população está colocando para que o governo possa organizar esse conjunto de políticas em um programa voltado para o desenvolvimento e inclusão da agricultura familiar dentro da economia nacional”, explicou.
Produtores como Genivaldo Dionísio, do assentamento Roseli Nunes, em Girau do Ponciano, e Maria José Alves, presidente da Cooperal Arapiraca, afirmaram que o escoamento da produção é hoje o principal gargalo da atividade, junto à necessidade de tecnologias para aumentar a produtividade.
A importância do apoio do poder público municipal, estadual e federal a essa população é também um incentivo à alimentação saudável da população brasileira, como explica Rilda Alves, secretária da CUT.
Ela reforça a importância da retomada das conferências do MDA após uma interrupção de anos. “Discutir a agricultura familiar numa perspectiva do fortalecimento da produção de alimentos saudáveis, é essencial para que a gente possa cada vez mais combater a fome no nosso país”, pontuou.
A próxima Conferência Territorial será realizada na terça-feira, dia 19, no campus da Ufal em Delmiro Gouveia, região do Alto Sertão. Serão nove conferências até o encontro estadual, marcado para novembro. E em março do ano que vem ocorre a conferência nacional.
Últimas notícias

Em ato de 7 de Setembro, Cabo Bebeto reforça apoio a Bolsonaro e pede unidade da direita

Tarcísio de Freitas defende candidatura de Bolsonaro nas eleições de 2026

Com mensagem de união, Arapiraca celebra 203 anos da Independência do Brasil

Emoção: Evangelista André Vitor se encontra com Renato Aragão e família

PRF Participa do Desfile Cívico-Militar em Comemoração ao 203° Aniversário da Independência do Brasil

Apoiadores e parlamentares realizam ato “Reaja Brasil” na Avenida Paulista
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
