Secdef leva ações da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência a Teotônio Vilela
Iniciativa busca a interiorizar as atividades para fortalecer a inclusão em todo o estado
O Governo de Alagoas levará, a Teotônio Vilela, as ações da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. O evento tem início na próxima quinta-feira (21) e será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, das 13h às 17h. A iniciativa discutirá acessibilidade, valorização da diversidade e combate ao capacitismo.
A atividade é uma promoção da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Secdef) e faz parte do programa Alagoas + Inclusiva, do governo estadual. O evento é direcionado a profissionais da rede de assistência social, educação, saúde, bem como PcDs, instituições, familiares e comunidades.
Segundo a secretária de Estado da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, a ação visa interiorizar o serviço para fortalecer e ampliar o compromisso coletivo com a inclusão.
“As ações buscam alcançar mais municípios, envolvendo comunidades de diferentes regiões, fortalecendo parcerias e garantindo que capacitações, formações e atividades de conscientização estejam mais próximas da população. Essa descentralização permite maior participação social, mais representatividade e gera um impacto mais duradouro nas políticas de inclusão”, disse Tereza Nelma.
Mesmo tendo início oficialmente na próxima quinta-feira (21), Tereza Nelma ressaltou que a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência ocorrerá durante todo este mês.
“Neste ano, a Secfef está promovendo atividades durante todo o mês de agosto, ampliando a programação para diferentes municípios, de modo a alcançar mais pessoas e fortalecer a inclusão em todo o estado”, destacou.
A iniciativa já percorreu vários municípios do estado e tem ampliado a rede de apoio e articulação em benefício dos direitos das Pessoas com Deficiência (PcDs), integrando instituições e fortalecendo o compromisso coletivo com a inclusão.
Entre as formações ofertadas durante o evento, estão capacitação que abordam o tema “Autismo: Conhecer para incluir”, bem como os letramentos sobre “Combata o Capacitismo” e “A importância do cartão PcD e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)”.

Últimas notícias
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto reduz abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Paulo Dantas nega candidatura em 2026 durante inauguração de obras em União dos Palmares
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
