Prefeitura de Penedo abre Sala de Apoio à Diversidade Sexual, serviço inédito em Alagoas
Pensando em fortalecer a equidade em saúde, a gestão Ronaldo Lopes//Valdinho Monteiro oferta esse novo serviço da Secretaria Municipal de Saúde
Penedo entrou para a história ao ser o primeiro município de Alagoas a ter uma Sala de Apoio à Diversidade Sexual nessa quarta-feira, 20 de agosto. Localizado no Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes, o espaço foi criado para garantir acolhimento humanizado e oferecer serviços integrados de prevenção, diagnóstico e encaminhamento para a população LGBTQIAPN+.
Pensando em fortalecer a equidade em saúde, a gestão Ronaldo Lopes//Valdinho Monteiro oferta esse novo serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio de equipe multiprofissional treinada para atender as demandas da comunidade, com enfermeiro, médica, psicólogo, assistente social, dentista e uma recepcionista exclusiva para a Sala de Apoio à Diversidade Sexual.
“É com imensa satisfação e com um orgulho muito grande que nós fizemos a Sala da Diversidade Sexual em Penedo. Conhecendo a necessidade da comunidade, reuni a equipe e apresentamos a proposta que foi prontamente atendida por nosso prefeito. Tudo que vocês não tinham, seja por discriminação, preconceito ou até mesmo por vocês não quererem ir até uma unidade básica de saúde, por diversos motivos, acabou. Agora, vocês têm a Sala da Diversidade, com os serviços que são ofertados em um posto de saúde”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça, dirigindo-se aos representantes de pessoas estigmatizadas pela sociedade em geral.
A população LGBTQIAPN+ penedense terá à disposição testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, com aconselhamento pré e pós-teste, identificação e uso de medicamentos de PrEP (antes da exposição, uso contínuo e preventivo) e a PEP (depois da exposição, uso emergencial e por tempo limitado), com acompanhamento da adesão, acesso a atendimento médico, odontológico, psicológico e de serviço social de forma integrada e desenvolvimento de ações educativas e de redução de danos.
“Hoje nós vamos dar um pontapé inicial e dizer que teremos políticas públicas voltadas para o movimento. Porque políticas públicas é isso, é ter um local onde você possa ser acolhido e ter um direcionamento, principalmente, na área da saúde porque nós somos apontados e até mesmo vistos como uma pessoa transmissora de doenças. Graças a Deus, nós temos uma gestão acessível, juntamente com a secretária que ouve, conversa e aceita a realidade”, destacou o presidente da ONG Penedo Diz Não ao Preconceito, Luiz Henrique Marinho.
A apresentação da Sala da Diversidade também foi prestigiada pela Secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Teresa Machado; o Coordenador do Conselho Estadual LGBT de Alagoas, Sebastião Farias; os vereadores Leo Marques, Rodrigo Regueira e a vereadora Enfermeira Andresa; a Miss Penedo Gay 2025, Kyellama Alves; e representantes do Grupo Gay de Penedo, Roberto Porto (Bebeto) e Anderson Carvalho (Bombom).
“Quero parabenizar a gestão do Prefeito Ronaldo Lopes, em nome da secretária e toda a equipe, e dizer que estou com uma inveja boa porque vocês conseguem colocar, em um evento LGBT, vereadores e secretários juntos. Nós não conseguimos esse apoio. Penedo é um exemplo, porque podemos mostrar para os 102 municípios que é possível fazer isso em todo o estado. Penedo está como um modelo. Parabéns também ao movimento LGBT de Penedo por essa conquista imensurável. Fico muito feliz por vocês estarem tendo essa iniciativa”, declarou Coordenador do Conselho Estadual LGBT, Sebastião Farias.
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
