Secretaria Cultura de Penedo e SECRIA realizam exposição e resgatam infância sem tecnologia digital
Programação conta ainda com uma variada gama de apresentações culturais
Ximbra ou bola de gude, carrinho de rolamento ou rolimâ, pião de madeira com linha, corda, entre outros brinquedos. Nessa proposta de tecnologia sem uso de internet, energia ou baterias, o Chalé dos Loureiros – localizado na Avenida Getúlio Vargas, em Penedo – abre suas portas até o próximo sábado (30) para a exposição ‘Brincar é Arte e Arte Faz Crescer’.
O evento com acesso gratuito é uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Primeira Infância (SECRIA), e da da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ).
“Iniciamos as comemorações do mês do Folclore celebrando a nossa cultura popular aqui no Chalé dos Loureiros, onde, durante toda a semana, teremos apresentações culturais e muitas brincadeiras com o Tadeu dos Bonecos e a Companhia Flor do Sertão. Em paralelo, acontece a exposição realizada pela Secretaria de Estado da Primeira Infância, ‘Brincar é Arte e Arte Faz Crescer’, que resgata brinquedos e brincadeiras do passado, reforçando a importância de não ficar apenas nas telas, mas de estimular a criatividade, usar e explorar a imaginação. Elaboramos uma programação recheada de atividades interativas para as crianças, com cantigas de roda, apresentações com bonecos e muito mais. Tenho certeza de que será uma experiência marcante para toda a família e inesquecível para os pequenos que vierem visitar”, destacou a secretária de Cultura, Tereza Machado.

Criançada aproveitou cada momento das brincadeiras. Foto: Kamylla Feitosa/SEMCLEJ
A programação conta ainda com apresentações culturais de grupos como Quilombolinhas, Coco de Roda, Capoeira, Carimbó, Ribeirinhas, Cia Flor do Sertão e Tadeu dos Bonecos. Além da oficina de pirografia com Jay Anderson, da empresa Seu Artesão.
A entrada é gratuita e os horários são das 9h às 12h e das 14h às 17h, até sexta-feira. No sábado (30), a programação acontece das 8h ao meio-dia.
Nesta segunda-feira (25), primeiro dia da exposição, o Colégio Imaculado Conceição levou quatro turmas, do Infantil 3 ao 1º ano. A coordenadora pedagógica da instituição, Isys Graziella, comentou sobre a visita.
“Viver e brincar é muito importante. Hoje as crianças estão aprendendo o que é clássico, como as brincadeiras de roda e músicas culturais. Penedo, sendo berço histórico e cultural do nosso estado, é o lugar ideal para que elas conheçam sua própria história, a história dos brinquedos e das brincadeiras do passado, que, sem tecnologia, já traziam tanta alegria. É fundamental que as crianças vivenciem momentos de lazer e aprendizado, pois isso contribui para a compreensão de valores culturais e históricos relevantes”, encerrou.
Últimas notícias
Tapera completa 68 anos com programação festiva e Natal Luz
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
