Secretaria Cultura de Penedo e SECRIA realizam exposição e resgatam infância sem tecnologia digital
Programação conta ainda com uma variada gama de apresentações culturais
Ximbra ou bola de gude, carrinho de rolamento ou rolimâ, pião de madeira com linha, corda, entre outros brinquedos. Nessa proposta de tecnologia sem uso de internet, energia ou baterias, o Chalé dos Loureiros – localizado na Avenida Getúlio Vargas, em Penedo – abre suas portas até o próximo sábado (30) para a exposição ‘Brincar é Arte e Arte Faz Crescer’.
O evento com acesso gratuito é uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Primeira Infância (SECRIA), e da da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ).
“Iniciamos as comemorações do mês do Folclore celebrando a nossa cultura popular aqui no Chalé dos Loureiros, onde, durante toda a semana, teremos apresentações culturais e muitas brincadeiras com o Tadeu dos Bonecos e a Companhia Flor do Sertão. Em paralelo, acontece a exposição realizada pela Secretaria de Estado da Primeira Infância, ‘Brincar é Arte e Arte Faz Crescer’, que resgata brinquedos e brincadeiras do passado, reforçando a importância de não ficar apenas nas telas, mas de estimular a criatividade, usar e explorar a imaginação. Elaboramos uma programação recheada de atividades interativas para as crianças, com cantigas de roda, apresentações com bonecos e muito mais. Tenho certeza de que será uma experiência marcante para toda a família e inesquecível para os pequenos que vierem visitar”, destacou a secretária de Cultura, Tereza Machado.

Criançada aproveitou cada momento das brincadeiras. Foto: Kamylla Feitosa/SEMCLEJ
A programação conta ainda com apresentações culturais de grupos como Quilombolinhas, Coco de Roda, Capoeira, Carimbó, Ribeirinhas, Cia Flor do Sertão e Tadeu dos Bonecos. Além da oficina de pirografia com Jay Anderson, da empresa Seu Artesão.
A entrada é gratuita e os horários são das 9h às 12h e das 14h às 17h, até sexta-feira. No sábado (30), a programação acontece das 8h ao meio-dia.
Nesta segunda-feira (25), primeiro dia da exposição, o Colégio Imaculado Conceição levou quatro turmas, do Infantil 3 ao 1º ano. A coordenadora pedagógica da instituição, Isys Graziella, comentou sobre a visita.
“Viver e brincar é muito importante. Hoje as crianças estão aprendendo o que é clássico, como as brincadeiras de roda e músicas culturais. Penedo, sendo berço histórico e cultural do nosso estado, é o lugar ideal para que elas conheçam sua própria história, a história dos brinquedos e das brincadeiras do passado, que, sem tecnologia, já traziam tanta alegria. É fundamental que as crianças vivenciem momentos de lazer e aprendizado, pois isso contribui para a compreensão de valores culturais e históricos relevantes”, encerrou.
Últimas notícias
Moradora de rua é assassinada com tiro na cabeça no Clima Bom, em Maceió
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
