Secretaria Cultura de Penedo e SECRIA realizam exposição e resgatam infância sem tecnologia digital
Programação conta ainda com uma variada gama de apresentações culturais
Ximbra ou bola de gude, carrinho de rolamento ou rolimâ, pião de madeira com linha, corda, entre outros brinquedos. Nessa proposta de tecnologia sem uso de internet, energia ou baterias, o Chalé dos Loureiros – localizado na Avenida Getúlio Vargas, em Penedo – abre suas portas até o próximo sábado (30) para a exposição ‘Brincar é Arte e Arte Faz Crescer’.
O evento com acesso gratuito é uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Primeira Infância (SECRIA), e da da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ).
“Iniciamos as comemorações do mês do Folclore celebrando a nossa cultura popular aqui no Chalé dos Loureiros, onde, durante toda a semana, teremos apresentações culturais e muitas brincadeiras com o Tadeu dos Bonecos e a Companhia Flor do Sertão. Em paralelo, acontece a exposição realizada pela Secretaria de Estado da Primeira Infância, ‘Brincar é Arte e Arte Faz Crescer’, que resgata brinquedos e brincadeiras do passado, reforçando a importância de não ficar apenas nas telas, mas de estimular a criatividade, usar e explorar a imaginação. Elaboramos uma programação recheada de atividades interativas para as crianças, com cantigas de roda, apresentações com bonecos e muito mais. Tenho certeza de que será uma experiência marcante para toda a família e inesquecível para os pequenos que vierem visitar”, destacou a secretária de Cultura, Tereza Machado.

Criançada aproveitou cada momento das brincadeiras. Foto: Kamylla Feitosa/SEMCLEJ
A programação conta ainda com apresentações culturais de grupos como Quilombolinhas, Coco de Roda, Capoeira, Carimbó, Ribeirinhas, Cia Flor do Sertão e Tadeu dos Bonecos. Além da oficina de pirografia com Jay Anderson, da empresa Seu Artesão.
A entrada é gratuita e os horários são das 9h às 12h e das 14h às 17h, até sexta-feira. No sábado (30), a programação acontece das 8h ao meio-dia.
Nesta segunda-feira (25), primeiro dia da exposição, o Colégio Imaculado Conceição levou quatro turmas, do Infantil 3 ao 1º ano. A coordenadora pedagógica da instituição, Isys Graziella, comentou sobre a visita.
“Viver e brincar é muito importante. Hoje as crianças estão aprendendo o que é clássico, como as brincadeiras de roda e músicas culturais. Penedo, sendo berço histórico e cultural do nosso estado, é o lugar ideal para que elas conheçam sua própria história, a história dos brinquedos e das brincadeiras do passado, que, sem tecnologia, já traziam tanta alegria. É fundamental que as crianças vivenciem momentos de lazer e aprendizado, pois isso contribui para a compreensão de valores culturais e históricos relevantes”, encerrou.
Últimas notícias
Deputada Estadual Gabi Gonçalves realizará a entrega do Comenda de Mérito Vera Arruda a oito mulheres empreendedoras
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Caminhão desce sem freio e provoca colisão com dois carros em Palmeira dos Índios
Cibele Moura celebra vitória de João Neto na presidência do CRF-AL
[Vídeo] Tartaruga verde é resgatada com marcas de rede e traumatismo craniano
Suspeito de atirar em escola indígena é preso em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
