Área Lilás do HEA transforma jardim em painel de conscientização sobre violência contra a mulher
Ação faz parte das atividades do Agosto Lilás, mês de mobilização nacional pelo fim da violência contra a mulher
Profissionais da Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, transformaram um dos jardins da instituição em um imenso painel de alerta e conscientização sobre a violência contra a mulher. Para isso, foram fincadas cruzes de madeira com balões lilás, acompanhadas de frases que refletem expressões ainda comuns em situações de agressão: “Mulher no volante, perigo constante”, “Não conta pra ninguém senão te mato”, “Foi só uma vez”, “Ele disse que vai mudar”, “Você está exagerando”, “Você é só minha”, “Ninguém vai acreditar em você”, entre outras frases de impacto.
A ação faz parte das atividades do Agosto Lilás, mês de mobilização nacional pelo fim da violência contra a mulher, e foi coordenada pela psicóloga Yanna Albuquerque. “Essas frases parecem banais, mas carregam violência psicológica, moral, ameaças. Elas silenciam e adoecem. Quando expomos isso em um espaço público, queremos provocar reflexão e mostrar que a violência não se resume a marcas físicas. Ela também está nas palavras que ferem e aprisionam”, destacou a coordenadora da Área Lilás do HEA.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, ressaltou o papel do hospital na promoção de debates que ultrapassam o atendimento de saúde.
“Quando transformamos um jardim em espaço de conscientização, mostramos que o combate à violência é um compromisso coletivo. O Agosto Lilás nos lembra que não podemos normalizar nenhuma forma de agressão”, afirmou.

Frases como “Foi só uma vez”, “Você está exagerando”, “Ninguém vai acreditar em você” lembram que palavras também podem ferir e serem letais. Foto: Tony Medeiros/Ascom HEA
Tipos de Violência contra a mulher
As ações da campanha também têm destacado os diferentes tipos de violência:
Violência física: uso da força que coloque em risco a integridade ou saúde da mulher.
Violência psicológica: dano emocional, diminuição da autoestima, controle de ações e decisões.
Violência sexual: obrigar a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada.
Violência patrimonial: reter, destruir ou subtrair bens, documentos e recursos da vítima.
Negligência: recusa ou omissão de cuidados necessários à pessoa vulnerável.
Violência moral: calúnia, difamação ou injúria.

Balões lilás e cruzes simbolizam a luta contra a violência que afeta a mulher e se tornaram um painel de alerta neste Agosto Lilás. Foto: Tony Medeiros/Ascom/HEA
A Área Lilás no HEA
A Área Lilás integra a Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, para acolher vítimas de violência. O serviço conta com médicas, enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais capacitadas para orientação, escuta qualificada e encaminhamentos. A rede também oferece suporte a profissionais da segurança pública.
Canais de Denúncia
Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados de forma anônima pelos telefones Disque 180, Disque 181 ou Disque 100.
Encerramento da programação
Encerrando a programação do Agosto Lilás, a Área Lilás do HEA realiza no próximo dia 30 de agosto uma atividade especial voltada para o autocuidado da mulher, com o tema “Autocuidado como limite a todos os tipos de violência”.
O evento acontece às 8h, no Ginásio da Escola Santa Catarina, e terá um treinamento funcional com o educador físico Guilherme Matos. A atividade é direcionada às servidoras do HEA e convidadas especiais, que devem comparecer usando roupa fitness.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
