Baixo São Francisco

Programa Cegonha Penedense completa 2 anos com mais de mil kits distribuídos e inclusão do Núcleo de Telessaúde para gestantes

A novidade aliada ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi apresentada durante evento alusivo ao Agosto Dourado

Por 7segundos com assessoria 28/08/2025 10h10
Programa Cegonha Penedense completa 2 anos com mais de mil kits distribuídos e inclusão do Núcleo de Telessaúde para gestantes
Evento em Penedo do Programa Cegonha Penedense - Foto: Ascom

A Prefeitura de Penedo inova na assistência para gestantes, acrescentado um Núcleo de Telessaúde do SUS no município, avanço informado durante a comemoração do segundo ano do Programa Cegonha Penedense.

A novidade aliada ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi apresentada durante evento alusivo ao Agosto Dourado realizado nesta quarta-feira, 27, no Theatro Sete de Setembro.

A secretária de saúde, Waninna Mendonça, divulgou outra boa notícia: a ampliação do programa Cegonha Penedense, que comemora seu segundo ano incluindo mais gestantes e distribuindo 1.049 kits enxovais de bebê, agora com duas bolsas para a mamãe levar os produtos essenciais do recém-nascido.

“Estamos comemorando dois anos de Cegonha Penedense, um programa que nasceu de um sonho da minha equipe e que hoje garante mais assistência para as nossas gestantes. Saímos de 77%, em 2020, para 91% das gestantes realizando o pré-natal nas nossas unidades básicas de saúde. Isso mostra que nossas mulheres estão confiando, aderindo e cuidando de si mesmas e de seus bebês. Agora, a prefeitura amplia o programa com um kit ainda mais inclusivo, com duas bolsas, uma grande e uma média”, ressaltou Waninna Mendonça.

Já a segunda novidade é a ampliação do atendimento às gestantes, com o Núcleo Telessaúde de Alagoas, inovação concretizada graças à articulação do Ministério da Saúde com a Universidade Federal de Alagoas e os governos estadual e municipal.

Na prática, haverá a implementação da telemedicina, com uso de inteligência artificial, direcionada aos cuidados com gestantes de alto risco, visando reduzir a mortalidade materna, fetal, neonatal e infantil em Alagoas.

Especialista em gestação de alto risco, o penedense e médico responsável técnico do projeto, José Antônio Martins, enfatizou a importância do Núcleo de Telessaúde. “Nós idealizamos um projeto que aprimora a qualidade da assistência no pré-natal na Atenção Básica e em municípios que estão longe dos grandes centros. Penedo está fazendo parte de um grupo inicial desse projeto piloto que vai capacitar médicos e enfermeiros, com apoio e supervisão de profissionais altamente experientes e qualificados na assistência às gestantes de alto risco. E Penedo vai ser exemplo pelo apoio dos profissionais e gestores que abraçaram a causa”, afirmou Antônio Martins.