Programa Cegonha Penedense completa 2 anos com mais de mil kits distribuídos e inclusão do Núcleo de Telessaúde para gestantes
A novidade aliada ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi apresentada durante evento alusivo ao Agosto Dourado

A Prefeitura de Penedo inova na assistência para gestantes, acrescentado um Núcleo de Telessaúde do SUS no município, avanço informado durante a comemoração do segundo ano do Programa Cegonha Penedense.
A novidade aliada ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi apresentada durante evento alusivo ao Agosto Dourado realizado nesta quarta-feira, 27, no Theatro Sete de Setembro.
A secretária de saúde, Waninna Mendonça, divulgou outra boa notícia: a ampliação do programa Cegonha Penedense, que comemora seu segundo ano incluindo mais gestantes e distribuindo 1.049 kits enxovais de bebê, agora com duas bolsas para a mamãe levar os produtos essenciais do recém-nascido.
“Estamos comemorando dois anos de Cegonha Penedense, um programa que nasceu de um sonho da minha equipe e que hoje garante mais assistência para as nossas gestantes. Saímos de 77%, em 2020, para 91% das gestantes realizando o pré-natal nas nossas unidades básicas de saúde. Isso mostra que nossas mulheres estão confiando, aderindo e cuidando de si mesmas e de seus bebês. Agora, a prefeitura amplia o programa com um kit ainda mais inclusivo, com duas bolsas, uma grande e uma média”, ressaltou Waninna Mendonça.
Já a segunda novidade é a ampliação do atendimento às gestantes, com o Núcleo Telessaúde de Alagoas, inovação concretizada graças à articulação do Ministério da Saúde com a Universidade Federal de Alagoas e os governos estadual e municipal.
Na prática, haverá a implementação da telemedicina, com uso de inteligência artificial, direcionada aos cuidados com gestantes de alto risco, visando reduzir a mortalidade materna, fetal, neonatal e infantil em Alagoas.
Especialista em gestação de alto risco, o penedense e médico responsável técnico do projeto, José Antônio Martins, enfatizou a importância do Núcleo de Telessaúde. “Nós idealizamos um projeto que aprimora a qualidade da assistência no pré-natal na Atenção Básica e em municípios que estão longe dos grandes centros. Penedo está fazendo parte de um grupo inicial desse projeto piloto que vai capacitar médicos e enfermeiros, com apoio e supervisão de profissionais altamente experientes e qualificados na assistência às gestantes de alto risco. E Penedo vai ser exemplo pelo apoio dos profissionais e gestores que abraçaram a causa”, afirmou Antônio Martins.
Últimas notícias

Mulher acusada matar duas pessoas com requintes de crueldade é presa em Maceió
PF prende dois suspeitos de compartilhar abuso sexual infantojuvenil em Maceió e Rio Largo

Operação busca em AL e outros estados suspeito de tentar matar ciclista em PE

Polícia divulga imagem de suspeito de invadir edifícios na parte baixa de Maceió

Adolescente detido em Arapiraca ameaçou psicóloga do vídeo de Felca e armazenava conteúdo nazista

Morre no HGE uma das vítimas de atentado a tiros no Jacintinho; mãe de jovem pede justiça
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
