Seduc celebra legado do educador Moacir Teófilo falecido neste domingo (31)
Secretária Roseane Vasconcelos destaca a contribuição do professor para a educação alagoana e para o desenvolvimento de Arapiraca

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas lamenta, em nota de pesar, o falecimento do professor José Moacir Teófilo, ocorrido neste domingo (31). Secretário de Educação por duas gestões — nos governos Teobaldo Barbosa (1982-1983) e José Tavares (1986-1987) —, o educador deixa um legado inestimável para Arapiraca e para todo o estado.
Sobre o falecimento, a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, ressaltou o papel de Moacir Teófilo na história da educação alagoana. "É com profundo pesar que a Seduc lamenta o falecimento do professor Moacir Teófilo, ex-secretário de Educação de Alagoas e referência para a educação alagoana. Neste momento de dor, a Seduc se solidariza com seus familiares, amigos e toda a comunidade por essa irreparável perda".
Além de sua atuação na gestão pública, o professor Moacir Teófilo foi o fundador, em 1950, do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho (CBC), instituição que formou gerações em Arapiraca e municípios vizinhos. Ele também foi um dos criadores da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Em reconhecimento à sua trajetória, a antiga Escola Reunida de Canafístula, em Arapiraca, foi rebatizada como Escola Estadual Professor Moacir Teófilo em 1986. A unidade atende 379 estudantes do ensino médio integral e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Homenagens e luto
O legado do professor Moacir Teófilo é celebrado por educadores de todo o estado. Para Wanessa Padilha, titular da 5ª Gerência Especial de Educação (GEE), a trajetória de Moacir Teófilo é indissociável da evolução da educação em Arapiraca. “Seu legado se estende não só a gerações e gerações de arapiraquenses, mas também a todo o Agreste alagoano. Neste momento de pesar, nós nos unimos à família Teófilo e ao povo de Arapiraca e agradecemos ao professor Moacir por tudo que fez por nossa região," declarou.
A gestora-geral da Escola Estadual Professor Moacir Teófilo, Vanilda Nicolau Bier, que foi aluna do Colégio Bom Conselho, relembrou com carinho a atuação do professor, descrevendo-o como "um guerreiro que lutava com giz na mão" e que oportunizou educação de qualidade para milhares de jovens.
%20ao%20lado%20do%20professor%20Moacir%20em%202017%20-%20Cortesia.jpg)
"Fui estudante bolsista do Colégio Bom Conselho e sou eternamente grata a ele, um cidadão que se preocupou em levar a Educação para todos, sem distinção. Tenho muito orgulho de ser gestora de uma instituição que leva seu nome," afirmou Vanilda, que divide a gestão com os professores Márcia Maria Araújo e José Ricardo Barbosa.
Em sinal de luto, a Escola Estadual Professor José Moacir Teófilo estará fechada nesta segunda-feira (1º) para homenagear seu patrono.SepultamentoO velório do professor José Moacir Teófilo aconteceu neste domingo (31) no Colégio Bom Conselho. Nesta segunda-feira (1º), um cortejo sairá do colégio para o sepultamento na Fazenda Brejo, em Coité do Noia, às 10h.
Últimas notícias

Alagoas tem quase 100 mil inscritos no Enem 2025

Cantor sertanejo é executado a tiros por criminosos disfarçados de PMs

Policial penal que atirou em entregador é preso no Rio de Janeiro

Programa Celular Seguro recuperou 1.483 aparelhos desde janeiro; veja se o seu está na lista

Polícia Civil investiga homicídio de mulher encontrada morta em estrada vicinal

Alurb realiza intervenções em árvores no bairro da Gruta de Lourdes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
