Girau do Ponciano se prepara para mais uma edição da tradicional Festa do Vaqueiro
A programação contará com torneios de pega de boi no mato, cavalgada, missa, bênçãos para vaqueiros e cavalos, além de aboios, cantoria típica nordestina
O município de Girau do Ponciano, no Agreste alagoano, se prepara para realizar mais uma edição da Festa do Vaqueiro, evento que acontece há mais de seis décadas e já faz parte do calendário cultural da região. Neste ano, a celebração está marcada para os dias 13 e 14 de setembro, no povoado Serrote do Japão.
A programação contará com torneios de pega de boi no mato, cavalgada, missa, bênçãos para vaqueiros e cavalos, além de aboios, cantoria típica nordestina. Também estão previstas apresentações musicais com Baby Som, Júnior e Jorge, Benjamim Batista, Kleber Vaqueiro, Luan David, Banda Nova Edição, Expresso Forronejo, Heraldo e Emanuel, Alon, Ari e Kívia Zôa.

Durante os dois dias, vaqueiros e vaqueiras da região e de outras cidades se reúnem para participar das competições e manter vivo o costume transmitido de geração em geração. A organização da festa prevê ainda a distribuição de prêmios que somam mais de R$ 160 mil para os participantes dos torneios.
O evento também abriga o Festival do Gibão, considerado o maior do estado, que tem como objetivo valorizar um dos principais símbolos da cultura sertaneja. A homenagem se estende ao vaqueiro Epitácio Rodrigues, conhecido como Yoyô do Japão, figura importante para a tradição local e lembrado como incentivador da vaquejada em Alagoas.
Segundo a Prefeitura, a festa tem apoio da gestão municipal e de parlamentares da região. A expectativa é de reunir moradores e visitantes, consolidando o festejo como um dos principais momentos de valorização da cultura popular no município.
Últimas notícias
Jovem é preso por tráfico de drogas na zona rural de Matriz de Camaragibe
Marcelo Victor quer impedir JHC de exonerar presidentes do Procon e Adeal
Jovem de 19 anos é preso com mais de 800 porções de drogas em Arapiraca
Perdão de dívidas e novo teto do MEI: entenda o que muda
Ossada humana é encontrada na Praia do Patacho, em Porto de Pedras
Tombamento de veículo interdita trecho da BR-101 em Junqueiro
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
