Filme ‘Antônia’ começa gravações em Penedo na próxima segunda (15)
A sinopse do filme revela que a personagem principal (Antônia) tem uma vida dura, cercada por violência, e consciente que sobreviver não é o bastante
Penedo consolida a condição de Cidade Criativa do Cinema, atraindo produções de audiovisual que divulgam o destino turístico e movimentam a economia local. E o trabalho mais recente é o filme Antônia, cuja etapa de gravações inicia na próxima semana.
Entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro, a equipe dirigida por Danny Barbosa estará em diversos pontos da cidade, gravando as cenas da produção que faz circular recursos no município, desde o uso de diversos serviços até a geração de emprego e renda.
“Antônia é um longa-metragem que será integralmente filmado em Penedo e isso significa que a produção precisa de bastante tempo na cidade, inclusive antes mesmo de começar a gravar, pesquisando locações, por exemplo. A partir de agora, começa outra fase e os penedenses irão se deparar com câmeras, atores, atrizes, figurantes, equipe técnica, direção em diversos locais e isso é muito bom para a nossa economia. Vem muita gente de fora para ficar hospedada aqui e esse tipo de trabalho exige um investimento alto com alimentação, hidratação, deslocamentos e uma série de custos em cada set de filmagem”, pontua Jair Galvão, secretário municipal de Turismo e Economia Criativa.
Ele acrescenta ainda que a Prefeitura de Penedo cumpre papel importante, viabilizando contatos institucionais que agilizam a preparação e a execução de investimentos no setor da economia criativa, seja a realização de evento artístico-cultural – como o Festival Penedo Sabor & Jazz – ou de um filme.
Jair Galvão frisa a realização de produções anteriores recentes, entre elas o também longa-metragem Olhe Pra Mim, que está em processo de finalização, e mais quatro filmes que tiveram cenas gravadas durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes este ano.
“Normalmente, existe muita dificuldade nas produções cinematográficas porque muda aspectos da rotina da cidade, e mais ainda onde não existe uma estrutura dedicada para isso, como temos em Penedo. Aqui nós acolhemos esses produtores porque, além da vocação da cidade para o cinema, este é um setor produtivo a mais na cadeia econômica do município e o impacto na geração de renda e de emprego, ainda que transitório, é muito positivo. Então as licenças, as autorizações, essa parte burocrática, o apoio na divulgação, tudo isso a gestão do Ronaldo Lopes ajuda efetivamente porque a interlocução entre órgãos públicos e privados faz muita diferença, agiliza o trabalho de produção”, resalta.
Na expectativa de fazer sua estreia atrás das câmeras, a atriz e agora diretora Danny Barbosa comenta sobre a escolha de Penedo para fazer Antônia.
“Além de ser uma cidade histórica importante para Alagoas e também na história do Brasil, Penedo tem potencial turístico crescente, muito promissor, e é uma cidade que respira arte, cultura e que ama o cinema, que vive o cinema. Quando eu vim em 2019, tive a alegria de participar de um curta-metragem produzido durante uma oficina no Circuito Penedo de Cinema e achei incrível a possibilidade de voltar, agora para dirigir um longa”, descreve a artista que participou de outras edições do Circuito Penedo de Cinema.
Antônia
Danny Barbosa divide a direção do longa-metragem com Albert Ferreira, com roteiro de Marcos de Jesus e Maria Shu. A sinopse do filme revela que a personagem principal (Antônia) tem uma vida dura, cercada por violência, e consciente que sobreviver não é o bastante. Ela é uma mulher trans, nordestina e determinada a viver com dignidade que cresce sob os cuidados de Dona Dorinha, “sua avó amorosa e firme como o chão de barro de Penedo”. Antônia divide afetos e silêncios com sua irmã Nilda e sofre uma agressão brutal na universidade, “mas o que era para ser um trauma calado se transforma em voz: ela ganha destaque nas redes sociais, tornando-se símbolo de resistência”.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
