Polícia

Logo de empresa de Elon Musk: saiba porque traficantes usaram marca da Space X em cocaína

Aeronave caiu no município de Coruripe, em Alagoas, com cerca de 200 quilos da droga

Por Valeska Miranda* 15/09/2025 12h12 - Atualizado em 15/09/2025 13h01
Logo de empresa de Elon Musk: saiba porque traficantes usaram marca da Space X em cocaína
Avião transportava 180 quilos de cocaína em tabletes - Foto: PMAL

A cocaína encontrada em tabletes dentro do avião que caiu em Coruripe nesse domingo (14) despertou a curiosidade das autoridades que investigam o caso por estarem embaladas com adesivos da SpaceX, empresa de Elok Musk. 

Os investigadores que estão à frente do caso afirmaram que os traficantes utilizam marcas e selos para identificar os lotes e indicar a pureza da droga além de usar de artifício para despistar as autoridades durante o transporte dos entorpecentes.

A aeronave, registrada na Zâmbia, caiu em meio a uma plantação de cana por volta das 13h30. O piloto do monomotor era o australiano Timothy J. Clarck, de 46 anos que não resistiu ao impacto da queda e faleceu no local.

Após o acidente, a polícia localizou aproximadamente 200 quilos de cocaína em meio aos destroços da aeronave. As forças de segurança apreenderam todo o material ilícito.

A polícia informou que as autoridades devem investigar e analisar a natureza da droga, ainda que o logotipo da empresa de Elon Musk não esteja diretamente ligado com o caso, e nem haja nenhuma confirmação de vínculo com o ocorrido.

No entanto, especialistas ressaltam que o uso de marcas conhecidas faz parte de estratégias usadas por grupos criminosos no tráfico internacional.

Toda a droga apreendida foi levada ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

O entorpecente passou por testes preliminares que confirmaram se tratar da substância ilícita que está estimada em cerca de R$ 9 milhões. A polícia brasileira continua apurando o caso para identificar qual seria o destino e a rota do carregamento no Brasil.

O achado ilícito chamou a atenção por envolver dados internacionais: como o monomotor ser registrado na África, além de estar sendo comandado por um piloto australiano, transportando uma quantidade imensa de droga em território brasileiro.

A Polícia Militar de Alagoas se manisfestou em uma Nota Oficial:


“A Polícia Militar de Alagoas informa que um avião carregado com aproximadamente 180Kg de drogas caiu, na tarde deste domingo (14), em um canavial do município alagoano de Coruripe.

O piloto e único tripulante da aeronave, que tem origem e destino desconhecidos, não resistiu a queda e acabou falecendo.

As forças de segurança alagoanas já estão tomando as devidas providências em relação à droga e em breve serão divulgadas mais informações.”

Estagiária sob a supervisão da redação*