Projeto Sala de Espera destaca Campanha Setembro Amarelo no Hospital de Emergência do Agreste
Na recepção, onde pacientes e familiares aguardam o horário de visitas, profissionais promovem momentos de diálogo e escuta
O projeto Sala de Espera do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, está dedicando o mês de setembro a atividades que unem a rotina de orientações sobre os serviços do hospital com reflexões da Campanha Setembro Amarelo, voltada para a valorização da vida e prevenção do suicídio. Na recepção, onde pacientes e familiares aguardam o horário de visitas, profissionais promovem momentos de diálogo e escuta.
A iniciativa tem fortalecido o acolhimento tanto para quem acompanha um ente querido internado quanto para os próprios servidores do hospital, que percebem diariamente a receptividade da população em falar sobre o tema. A unidade é referência para a II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, além de acolher pacientes de estados como Sergipe, Pernambuco e Bahia.
O assistente social Rodrigo Barbosa, coordenador do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HEA, explica que a proposta estreita os laços entre a equipe e o público. “A Sala de Espera é um momento que já tem como objetivo explicar sobre a rotina e os serviços do hospital. Neste mês, acrescentamos o Setembro Amarelo para lembrar que a prevenção do suicídio é uma responsabilidade coletiva e que o diálogo pode salvar vidas”, afirmou.
A psicóloga Neyma Santana enaltece a importância do acolhimento nesses encontros. “É importante ressaltar que recebemos uma quantidade considerável de tentativas de suicídio. Na Sala de Espera, abordamos o autocuidado e a valorização da vida. O acolhimento que acontece nesses momentos do projeto nos motiva a continuar nosso trabalho”, declarou.
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No HEA, a programação segue durante todo o mês, envolvendo diferentes profissionais que atuam na instituição, considerada o maior hospital público do hospital de Alagoas.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
