Projeto Sala de Espera destaca Campanha Setembro Amarelo no Hospital de Emergência do Agreste
Na recepção, onde pacientes e familiares aguardam o horário de visitas, profissionais promovem momentos de diálogo e escuta
O projeto Sala de Espera do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, está dedicando o mês de setembro a atividades que unem a rotina de orientações sobre os serviços do hospital com reflexões da Campanha Setembro Amarelo, voltada para a valorização da vida e prevenção do suicídio. Na recepção, onde pacientes e familiares aguardam o horário de visitas, profissionais promovem momentos de diálogo e escuta.
A iniciativa tem fortalecido o acolhimento tanto para quem acompanha um ente querido internado quanto para os próprios servidores do hospital, que percebem diariamente a receptividade da população em falar sobre o tema. A unidade é referência para a II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, além de acolher pacientes de estados como Sergipe, Pernambuco e Bahia.
O assistente social Rodrigo Barbosa, coordenador do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HEA, explica que a proposta estreita os laços entre a equipe e o público. “A Sala de Espera é um momento que já tem como objetivo explicar sobre a rotina e os serviços do hospital. Neste mês, acrescentamos o Setembro Amarelo para lembrar que a prevenção do suicídio é uma responsabilidade coletiva e que o diálogo pode salvar vidas”, afirmou.
A psicóloga Neyma Santana enaltece a importância do acolhimento nesses encontros. “É importante ressaltar que recebemos uma quantidade considerável de tentativas de suicídio. Na Sala de Espera, abordamos o autocuidado e a valorização da vida. O acolhimento que acontece nesses momentos do projeto nos motiva a continuar nosso trabalho”, declarou.
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No HEA, a programação segue durante todo o mês, envolvendo diferentes profissionais que atuam na instituição, considerada o maior hospital público do hospital de Alagoas.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
