Escola de Campo de Arapiraca terá entreposto para limpeza e comercialização de ovos de galinha caipira
Iniciativa em parceria com a Embrapa também adotará o Selo de Inspeção Municipal
Localizada no bairro Batingas, a Escola Municipal de Campo Adalberto Saturnino terá um entreposto para limpeza a seco do projeto Ovo Limpo, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Para tanto, entre os dias 26 e 29 de agosto, representantes da escola participaram e trocaram experiências em um dos maiores eventos do Nordeste, na área da inovação tecnológica para a agricultura familiar: o Semiárido Show, em Petrolina, no interior de Pernambuco.
A participação de Arapiraca no evento teve como principal propósito a busca de novas parcerias que somem ao trabalho que já é desenvolvido no município, com a Escola de Campo Adalberto Saturnino.
No espaço, os estudantes da rede municipal aprendem sobre o cultivo de horta, criação de pequenos animais e recebem orientações sobre o plantio, colheita e produção de remédios caseiros com ervas medicinais, por meio do “Farmácia Viva”. As atividades na escola são baseadas na integração e aplicação de conceitos ecológicos e de sustentabilidade.
Segundo revela a diretora da Escola de Campo de Arapiraca, Vanessa Pinheiro, durante o evento em Petrolina, a equipe conseguimos firmar uma importante parceria, por meio do trabalho dos Doutores Eduardo Henrique Miranda Walter e Fenelon do Nascimento Neto, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio Norte, com o projeto Ovo Limpo.
Com a iniciativa, o beneficiamento a seco de ovos depende fundamentalmente das boas práticas agropecuárias, com cuidados especiais na obtenção de ovos em condições
limpas.
Na Agroindústria OvOLimpo os ovos sujos não seguem para a área de beneficiamento. Os ovos limpos são classificados em equipamentos de ovoscopia e balança, e, na sequência, são embalados.
O processo agroindustrial minimiza o consumo de água e energia nas agroindústrias, reduz os investimentos em instalações e equipamentos, racionaliza o fluxo operacional e a higienização de rotina.
Nova estrutura e Selo Municipal
Para viabilizar o entreposto, a direção da Escola de Campo de Arapiraca, com o apoio da gestão do prefeito Luciano Barbosa, fará adaptações para receber o novo espaço, que vai atender à demanda da própria escola e de pequenos Criadores com produção máxima diária de 900 ovos de galinha caipira.
Vanessa Pinheiro adianta que, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, será implantado o Selo de Inspeção Municipal.
Com isso, o projeto inova com boas práticas de manejo e bem-estar para as aves com a Estação Sanidade Avícola, por meio de orientações sobre controle sanitário, vacinação e medidas de biosseguridade.
A parceria vai permitir o aprimoramento da produção de ovos de galinha caipira e a agregação na qualidade e maior valor ao produto. “Fazer acontecer o projeto OvoLimpo em Arapiraca, especialmente na Escola de Campo, nos inspira a trabalhar mais e melhor pela alimentação escolar e acesso da agricultura familiar ao mercado formal de ovos de qualidade”, destaca Eduardo Miranda Walter, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos e líder do projeto.
Últimas notícias
Formatura acaba em confusão após briga causada por letra de música
Moradora de SC viraliza ao mostrar semelhança com avatar de loja
Mulher com 1,45 metro surpreende médicos ao dar à luz trigêmeos
Delegado Leonam cobra punição em denúncias de corrupção na Saúde de Alagoas
Food truck é interditado pela Vigilância Sanitária na Ponta Verde
Hospital da Cidade inaugura Enfermaria Pediátrica com suporte à UTI e cirurgias infantis
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
