'Rainha das aves': veterinária viraliza como 'encantadora' de pets voadores
Veterinária de aves há 7 anos, Nayara Araújo coleciona histórias com os bichinhos e faz sucesso nas redes
São sete anos dedicados à medicina veterinária de aves em Belo Horizonte. Nayara Araújo abraçou um desafio: mostrar que pássaros, assim como cães e gatos, precisam de rotina de cuidados e exames.
Nas redes sociais, a veterinária compartilha o dia-a-dia dela com alguns clientes. Os vídeos viralizam por causa das reações engraçadas dos bichinhos ou pelo encanto que a Nayara desperta neles com pouco tempo de contato (veja o vídeo acima).
"Um dia fui almoçar e sentei ao lado de um viveiro. Tinham diversas calopsitas lá dentro - me apaixonei por elas. Aí mudei o foco da minha formação para animais silvestres e comecei a fazer diversos cursos na área. Quando me formei , atendia cães e animais silvestres em geral. Pouco tempo depois comecei a atender exclusivamente aves! Na verdade, acho que eles me escolheram", explicou Nayara.
Apolo: Não é mais a mamãe!
O atendimento a este tipo de pet costuma ser na casa onde eles moram. Apenas em algumas situações específicas e de maior complexidade, eles se deslocam até a clínica.
Em um desses atendimentos, a veterinária acabou roubando o coração de um papagaio, Apolo. Ele gostou tanto da Nayara que não queria saber mais da tutora dele. Só no perfil dela foram quase 7 mil curtidas neste vídeo abaixo, além das páginas que repostaram o conteúdo.
O bem-estar das aves
Em muitos anos de profissão, Nayara já fez diversos procedimentos nas aves. Isso inclui nebulizações em caso de gripes, cirurgias de retirada de tumores de gordura e imobilização de uma pata de canário! E, claro, nessa relação já teve confusão.
"Eu tenho uma cicatriz de muito tempo no dedo provocada por um papagaio. Eu estava em atendimento, e o danado se fingiu de morto enquanto eu o segurava para realizar os procedimentos. Quando ele percebeu que eu relaxei a mão, me bicou e o estrago foi grande. Apesar da dor, eu calmamente abri o bico e limpei minha mão", relembrou a veterinária.
Dicas de cuidados com as aves
A veterinária também usa as redes sociais para divulgar os cuidados que estes pets precisam e ela repassou para o g1 algumas dicas importantes que os tutores, em muitos casos, nem imaginam que existem.
🦜 As aves pedem para dormir e em geral, o horário é por volta de 17:30. Importante deixar o ambiente escuro porque elas precisam de 10 a 12 horas de sono.
🦜 Limpe sempre a gaiola antes do bichinho dormir para que ele não passe muitas horas respirando odores fortes de fezes. Higienizar ao acordar não é a melhor opção.
🦜 Se as fêmeas não dormem o suficiente e a alimentação está desequilibrada, ela pode botar ovos em quantidades acima do normal. Ela não depende do macho para isso.
🦜 Aves são animais de bando, portanto, se do dono é o único presente na casa, para ela, ele é da família e ela vai querer ficar o tempo com o tutor.
🦜 Ofereça alimentação natural, como legumes e verduras diariamente.
🦜 Importante fazer exames e consultas periódicas a cada seis meses.
Ranking de pets no Brasil
As aves têm se destacado nos lares brasileiros. Veja os dados do último levantamento sobre a quantidade de pets no país, feito pelo Instituto Pet Brasil e Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, em 2024.
🐶 Cães – 62,2 milhões
🦜Aves ornamentais – 42,8 milhões
🐱Gatos – 30,8 milhões
🐠Peixes ornamentais – 22,3 milhões
🦎🦫Répteis e pequenos mamíferos – 2,8 milhões
O Carlos Felipe costuma dizer que foi escolhido pelas duas aves que tem e elas viraram o xodó da vida dele. Lulu e Zé Eustáquio apareceram no apartamento onde ele mora. Ele buscou orientação profissional porque percebeu que os pets de animais mais sensíveis.
"É uma experiência diferente. E como eles são muito sensíveis a mudanças de temperatura, umidade, é mais difícil cuidar mas eu preparei todo o ambiente pra eles. Não imaginava que tivesse tantos detalhes. Eu trabalho em casa, eles ficam o dia todo comigo, fazem bagunça e fazem parte da família. Tenho duas cachorras e as aves implicam com elas, é divertido", disse o empresário Carlos Felipe Barbosa.
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
