Deputado Leonam Pinheiro pede CPI para investigar impactos da mineração em Craíbas
Segundo o parlamentar, moradores de Craíbas e de outras áreas vizinhas à exploração mineral têm relatado sérios prejuízos no dia a dia
O deputado estadual Leonam Pinheiro protocolou na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os impactos da atuação da Mineração Vale Verde (MVV) no estado.
Segundo o parlamentar, moradores de Craíbas e de outras áreas vizinhas à exploração mineral têm relatado sérios prejuízos no dia a dia, com situações que vão desde tremores de terra e sensação de instabilidade no solo até poeira constante, barulho e poluição sonora provocada por explosões.
As consequências mais graves apontadas incluem rachaduras em casas, risco estrutural de imóveis, agravamento de doenças respiratórias, contaminação da água, prejuízo à agricultura e morte de animais. Há também pedidos da população por indenizações e até realocação.
“Nosso objetivo é garantir transparência, proteger o meio ambiente e defender a população contra os riscos e prejuízos de uma atividade que não tem fiscalização efetiva”, afirmou Leonam em suas redes sociais.
O parlamentar comparou ainda a situação atual em Craíbas ao que ocorreu em Maceió, com o afundamento do solo nos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, atribuído à extração de sal-gema pela Braskem. “O minério vai embora em Craíbas, o sal-gema foi embora em Maceió. E quem paga a conta é sempre o povo e o meio ambiente”, declarou.
Com o pedido de CPI, a expectativa é que a Assembleia apure responsabilidades e cobre medidas concretas para garantir segurança às comunidades atingidas e preservação ambiental em Alagoas.
Últimas notícias
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
