Deputado Leonam Pinheiro pede CPI para investigar impactos da mineração em Craíbas
Segundo o parlamentar, moradores de Craíbas e de outras áreas vizinhas à exploração mineral têm relatado sérios prejuízos no dia a dia
O deputado estadual Leonam Pinheiro protocolou na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os impactos da atuação da Mineração Vale Verde (MVV) no estado.
Segundo o parlamentar, moradores de Craíbas e de outras áreas vizinhas à exploração mineral têm relatado sérios prejuízos no dia a dia, com situações que vão desde tremores de terra e sensação de instabilidade no solo até poeira constante, barulho e poluição sonora provocada por explosões.
As consequências mais graves apontadas incluem rachaduras em casas, risco estrutural de imóveis, agravamento de doenças respiratórias, contaminação da água, prejuízo à agricultura e morte de animais. Há também pedidos da população por indenizações e até realocação.
“Nosso objetivo é garantir transparência, proteger o meio ambiente e defender a população contra os riscos e prejuízos de uma atividade que não tem fiscalização efetiva”, afirmou Leonam em suas redes sociais.
O parlamentar comparou ainda a situação atual em Craíbas ao que ocorreu em Maceió, com o afundamento do solo nos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, atribuído à extração de sal-gema pela Braskem. “O minério vai embora em Craíbas, o sal-gema foi embora em Maceió. E quem paga a conta é sempre o povo e o meio ambiente”, declarou.
Com o pedido de CPI, a expectativa é que a Assembleia apure responsabilidades e cobre medidas concretas para garantir segurança às comunidades atingidas e preservação ambiental em Alagoas.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
