Meio ambiente

Governo Federal reconhece situação de emergência em Santana do Ipanema

Município alagoano enfrenta estiagem e já pode solicitar recursos da Defesa Civil Nacional

Por 7Segundos 15/10/2025 14h02 - Atualizado em 15/10/2025 15h03
Governo Federal reconhece situação de emergência em Santana do Ipanema
Estiagem em Santana do Ipanema motivou decreto de situação de emergência no município - Foto: Reprodução

Alagoas voltou a figurar entre os estados com cidades em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. Santana do Ipanema, no Sertão do estado, foi incluída na lista divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. O motivo é a estiagem que afeta o município.

Com o reconhecimento oficial, publicado no Diário Oficial da União (DOU), a prefeitura de Santana do Ipanema já pode solicitar recursos da União para ações emergenciais de defesa civil, como distribuição de cestas básicas, água potável, kits de higiene, limpeza e dormitório, entre outras medidas.

Além de Alagoas, também tiveram cidades com situação de emergência reconhecida os estados da Bahia, Goiás, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Como funciona a solicitação de recursos


Municípios com reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública devem enviar um plano de trabalho por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nesses dados, a Defesa Civil Nacional avalia as necessidades e autoriza a liberação dos recursos.

Capacitação para gestores


O MIDR também oferece cursos online gratuitos para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do sistema S2iD e no planejamento de ações de resposta a desastres. Os cursos estão disponíveis no site da Defesa Civil Nacional.