Hospital de Emergência do Agreste promove ação de prevenção ao câncer de mama
Servidores receberam orientações sobre diagnóstico precoce e autocuidado
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realizou mais uma ação dentro da programação do Outubro Rosa. Servidoras e servidores participaram de uma palestra ministrada pela enfermeira Layanne Lima, gerente da unidade do Hospital de Amor de Arapiraca, com foco na prevenção e no tratamento do câncer de mama.
O evento foi organizado pela direção do HEA, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT), com o objetivo de ampliar o acesso à informação e estimular o cuidado com a saúde dos profissionais. Após a palestra, houve um momento de autocuidado e embelezamento, além do sorteio de brindes oferecidos por uma empresa parceira das ações do HEA.

A diretora-geral do Hospital de Emergência, Bárbara Albuquerque, destacou o compromisso da instituição em cuidar também de quem cuida. “Estamos com ações de conscientização e cuidado durante todo o mês de outubro, envolvendo todos os setores do hospital. Essa mobilização é uma forma de lembrar que os profissionais de saúde também precisam olhar para si, cuidar de si e se prevenir. Cuidar de quem cuida é uma prioridade dentro da nossa gestão”, afirmou.
Durante a palestra, Layanne Lima falou sobre a importância do diagnóstico precoce e explicou os serviços oferecidos pelo Hospital de Amor. “Foi muito gratificante trazer essas informações para profissionais de saúde, que muitas vezes cuidam dos outros e esquecem de si mesmos. O câncer de mama tem grandes chances de cura quando é descoberto precocemente, e o nosso trabalho é justamente ampliar o acesso à prevenção.
O Hospital de Amor de Arapiraca é um braço do Hospital de Barretos, uma instituição filantrópica que atua com rastreamento e diagnóstico de câncer de mama, colo uterino e pele. Atendemos gratuitamente toda a população e queremos que essa informação chegue a todos — inclusive aos homens, que também podem ser acometidos pela doença”, ressaltou a enfermeira.
A coordenadora do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT), Angélica Lopes, lembrou que a palestra trouxe orientações práticas sobre como realizar o autoexame e informações sobre o acesso aos serviços do Hospital de Amor.

“Foi um momento de aprendizado e incentivo à prevenção. A palestra apresentou técnicas atualizadas de autoexame, explicou como acessar os serviços gratuitos do Hospital de Amor e destacou a importância de cada pessoa conhecer seu corpo. O momento de embelezamento foi um gesto simbólico de autocuidado e valorização da autoestima, elementos essenciais para a saúde física e emocional”, disse Angélica.
Para a coordenadora do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Camila Ferro, a presença de homens e mulheres foi um ponto importante do encontro. “O câncer de mama é uma preocupação de saúde pública e não afeta apenas mulheres. Ter homens participando mostra que a conscientização está crescendo e que todos podem ajudar na prevenção e no diagnóstico precoce. A programação do Outubro Rosa no HEA é intensa, com várias ações voltadas à informação, prevenção e cuidado com nossos profissionais”, destacou Camila.
Últimas notícias
Dois homens são conduzidos a delegacia com cerca de R$ 2 milhões em Maceió
Motociclista é preso suspeito de tráfico de drogas no bairro Benedito Bentes
Galba Novaes reúne milhares ao lado de Renan Filho e mostra força
Gilmar Mendes diz que reajuste do Bolsa Família é legal e não fere regras eleitorais
Casal denuncia caso de racismo em clínica médica na área sobre de Maceió
Estação Dramalândia atrai grande público e expõe febre coreana em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
