Serviço de Epidemiologia Hospitalar do HEA recebe visita de estudantes de Medicina da Ufal
Atividade prática reforça importância da vigilância hospitalar na formação médica e no planejamento de políticas públicas
O Serviço de Epidemiologia Hospitalar (SEH) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, recebeu a visita técnica de estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus Arapiraca. A atividade, realizada na unidade hospitalar, contou com a participação de alunos do 5º período.
Durante a visita, os universitários conheceram a rotina de trabalho da equipe e a importância da notificação correta dos casos atendidos no hospital. As informações coletadas no SEH servem de base para que gestores de municípios, do Estado e do País, planejem campanhas e ações direcionadas, de acordo com os agravos registrados.
Yasmin Macena, de 23 anos, destacou o impacto da experiência na formação acadêmica. “Eu saí daqui com vontade de permanecer na epidemiologia quando me formar, porque acredito que é um setor muito importante para a população. A partir dos dados, conseguimos retratar e entender as necessidades das pessoas e direcionar campanhas para onde elas são realmente necessárias. Estes números mostram onde está o problema e ajudam o poder público a agir”, afirmou.
A professora Maria Amélia Gurgel, responsável pela disciplina de Vigilância em Saúde, explicou que a visita faz parte do processo de formação prática dos futuros médicos. “O objetivo é que os estudantes conheçam como funciona o serviço de vigilância hospitalar, percebam sua importância para a assistência e entendam a notificação como instrumento de promoção da saúde e cuidado das pessoas”, disse.
A coordenadora do Serviço de Epidemiologia Hospitalar do HEA, Ana Lúcia Alves, destacou que esse tipo de ação tem impacto direto na saúde pública. “Quando os estudantes compreendem o valor dos dados epidemiológicos, passam a enxergar a saúde de forma mais ampla e estratégica. No futuro, muitos desses profissionais estarão à frente de unidades de saúde e poderão utilizar essas informações para direcionar ações de prevenção nos municípios”, afirmou.
Legenda 1: Alunos do 5º período de Medicina da Ufal participaram de visita técnica ao Serviço de Epidemiologia Hospitalar do HEA.
Legenda 2: Notificações orientam campanhas e ações estratégicas de saúde pública nos municípios.
Últimas notícias
Condutor de caçamba é detido pela PM após flagrante de crime ambiental
PM prende dupla por roubo com simulacro e captura foragido da Justiça em Maceió
PM apreende mais de 1.800 porções de drogas em ações em Arapiraca e Piaçabuçu
João Gomes aposta em terno bordado com filé na supercopa e valoriza artesanato de Alagoas
Dois homens ficam feridos após confronto com guarda municipal em São Miguel dos Campos
Homem é encontrado morto em estrada vicinal na zona rural de Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
