Serviço de Epidemiologia Hospitalar do HEA recebe visita de estudantes de Medicina da Ufal
Atividade prática reforça importância da vigilância hospitalar na formação médica e no planejamento de políticas públicas
O Serviço de Epidemiologia Hospitalar (SEH) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, recebeu a visita técnica de estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus Arapiraca. A atividade, realizada na unidade hospitalar, contou com a participação de alunos do 5º período.
Durante a visita, os universitários conheceram a rotina de trabalho da equipe e a importância da notificação correta dos casos atendidos no hospital. As informações coletadas no SEH servem de base para que gestores de municípios, do Estado e do País, planejem campanhas e ações direcionadas, de acordo com os agravos registrados.
Yasmin Macena, de 23 anos, destacou o impacto da experiência na formação acadêmica. “Eu saí daqui com vontade de permanecer na epidemiologia quando me formar, porque acredito que é um setor muito importante para a população. A partir dos dados, conseguimos retratar e entender as necessidades das pessoas e direcionar campanhas para onde elas são realmente necessárias. Estes números mostram onde está o problema e ajudam o poder público a agir”, afirmou.
A professora Maria Amélia Gurgel, responsável pela disciplina de Vigilância em Saúde, explicou que a visita faz parte do processo de formação prática dos futuros médicos. “O objetivo é que os estudantes conheçam como funciona o serviço de vigilância hospitalar, percebam sua importância para a assistência e entendam a notificação como instrumento de promoção da saúde e cuidado das pessoas”, disse.
A coordenadora do Serviço de Epidemiologia Hospitalar do HEA, Ana Lúcia Alves, destacou que esse tipo de ação tem impacto direto na saúde pública. “Quando os estudantes compreendem o valor dos dados epidemiológicos, passam a enxergar a saúde de forma mais ampla e estratégica. No futuro, muitos desses profissionais estarão à frente de unidades de saúde e poderão utilizar essas informações para direcionar ações de prevenção nos municípios”, afirmou.
Legenda 1: Alunos do 5º período de Medicina da Ufal participaram de visita técnica ao Serviço de Epidemiologia Hospitalar do HEA.
Legenda 2: Notificações orientam campanhas e ações estratégicas de saúde pública nos municípios.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
