Prefeitura realiza ação informativa sobre direitos de mulheres pacientes com câncer
Iniciativa foi realizada em parceria com o Hospital de Amor
Em alusão à campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, realizou nesta terça-feira (21) uma ação informativa voltada às mulheres em tratamento oncológico. O objetivo é instruir estas pacientes sobre os principais direitos garantidos a elas.
Durante o encontro, foram apresentadas informações sobre benefícios como acesso ao tratamento pelo SUS em até 60 dias, saque do FGTS e OS/PASEP, isenção de impostos, incluindo na compra de veículos adaptados, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Outros benefícios também incluem prioridade em processos judiciais, licença para tratamento de saúde e gratuidade em transporte coletivo.
“Informar as mulheres sobre seus direitos é uma forma de garantir dignidade, autonomia e esperança durante o enfrentamento do câncer. Muitas vezes, o diagnóstico vem acompanhado de medo e incerteza, então esse acolhimento e acesso à informação fazem toda a diferença para que elas saibam que não estão sozinhas e que existe uma rede de cuidado e proteção para acompanhá-las em todas as etapas dessa caminhada”, explica a secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Paula Tainá.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Arapiraca em, parceria com o Hospital de Amor, para oferecer além de diagnóstico e encaminhamento, suporte emocional e também jurídico necessário para as pacientes. Multiplicar informações é uma forma de acolher estas mulheres para além das portas do hospital.
A parceria entre os dois órgãos, durante este Outubro Rosa, também se estende para outras ações, com participação também da Secretaria de Saúde, como a Carreta da Saúde da Mulher, que está localizada no estacionamento do hospital realizando exames gratuitos por meio de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde.
Últimas notícias
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
[Vídeo] Jovem arapiraquense que aguardava cirurgia há dois meses é operado em Maceió
Polícia Militar prende suspeito de torturar e matar casal na Grota do Rafael, no Jacintinho
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
